"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

As Raparigas

As Raparigas, da jovem americana Emma Cline, oferece-nos uma reflexão perturbadora sobre uma das seitas que mais chocou a América.

O livro de estreia do mais jovem fenómeno do mundo literário está a chegar a Portugal. As Raparigas, de Emma Cline, é um romance que tem vindo a encantar a crítica e os leitores dos 35 países para onde os direitos de publicação foram contratados ainda antes de ser publicado nos EUA. Às livrarias nacionais chega a 10 de novembro, com chancela da Porto Editora. Nos temas centrais de As Raparigas estão as ansiedades e fragilidades da adolescência e, para o tratar, a autora inspira-se no famoso caso de Charles Manson e o seu grupo de raparigas que, apesar dos aparentes valores de paz e amor, seguem uma vida de crime.
Emma Cline, californiana de 27 anos, apresenta-nos assim um romance «elegante e inteligente, extraordinariamente bem escrito, com frases deslumbrantes» (The New Yorker) e mostra que é uma escritora «de importância e ambição» (El País).

SINOPSE
Califórnia. Verão de 1969. Evie, uma adolescente insegura e solitária, avista um grupo de raparigas no parque e fica fascinada com a aura de abandono que as envolve: vestem-se de forma descuidada, andam descalças e parecem levar uma existência feliz à margem das convenções. Dias depois, Suzanne, uma das raparigas, convida Evie a acompanhá-la até às montanhas, ao rancho isolado onde vive numa comunidade organizada em torno de Russell, músico frustrado e líder carismático. Desesperada por ser aceite, Evie mergulha numa espiral de drogas e amor livre. Porém, à medida que se vai afastando da mãe e das rotinas da vida, e à medida que a sua obsessão por Suzanne se intensifica, Evie não se apercebe de que está a um passo de uma violência inimaginável, a caminho daquele momento na vida de uma rapariga em que uma simples escolha pode determinar o futuro. Um retrato excecional da fragilidade adolescente, uma reflexão sobre as decisões que nos marcarão toda a vida e uma evocação daqueles anos de paz e amor em que germinava um lado obscuro…

IMPRENSA
Cativante […] a forma como Emma Cline traça habilmente a topografia do coração devastado da adolescência.
The New York Times Book Review
As Raparigas é um romance brilhante – não apenas para um escritor tão novo, mas para qualquer escritor.
Richard Ford
Romances de estreia como este são raros […]. A capacidade de Emma Cline de articular as ansiedades da adolescência, numa linguagem poética que não deturpa a autenticidade da consciência de uma adolescente, é sem dúvida o maior mérito deste romance. The Washington Post
Uma autora que entende as coações tácitas subjacentes a qualquer relação. Um romance tenso, duro e profundo.
The Guardian
Elegante e inteligente, extraordinariamente bem escrito, com frases deslumbrantes. Emma Cline é uma estilista de grande talento. The New Yorker
Um choque literário. Le Figaro Magazine
Deslumbrante. Paris Match

A AUTORA


Emma Cline nasceu em Sonoma, na Califórnia, em 1989. Trabalhou como leitora para o The New Yorker e tem publicado textos de ficção em revistas como Tin House ou a The Paris Review, que em 2014 a galardoou com o Plimpton Prize. As Raparigas, o seu primeiro romance, tem recebido uma grande aceitação internacional, tendo os direitos de tradução sido negociados já para 25 países, prevendo-se também uma adaptação cinematográfica pela mão do produtor Scott Rudin.


Título: As Raparigas
Autor: Emma Cline
Tradução: José Vieira de Lima
Págs.: 272
PVP: 16,60 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,758,598