"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

“Ama-San” é o melhor filme do DocLisboa

Os prémios foram anunciados este sábado pela organização.

O filme "Ama-San", de Cláudia Varejão, venceu o Prémio Íngreme Para Melhor Filme da Competição Portuguesa da edição 2016 do DocLisboa, anuncia a organização do festival.

No filme, que já foi premiado na República Checa, a realizadora Cláudia Varejão registou uma prática japonesa milenar de pesca por mergulho só executada por mulheres.

A película é o resultado de um trabalho de pesquisa da realizadora no Japão em torno de pescadoras que apanham moluscos e bivalves, através de mergulho em apneia, uma prática milenar que é reservada apenas às mulheres, muitas com mais de 60 anos.

Já o Grande Prémio Cidade de Lisboa para Melhor Filme da Competição Internacional da edição 2016 do DocLisboa foi para "Calabria", uma produção suíça do realizador Pierre-François Sauter.

Na competição transversal, o Prémio José Saramago e Livraria Lello - atribuído pela primeira vez este ano no festival - foi para "Correspondências", de Rita Azevedo Gomes, enquanto o prémio Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa para Melhor Obra Transversal a Competições e Riscos Heart Beat foi para "300 Miles", de Orwa El Mokdad.

Já "Cruzeiro Seixas - As cartas do rei Artur", de Cláudia Rita Oliveira, venceu o Prémio do Público - Prémio RTP para Melhor Filme Português Transversal a Competições, Riscos e Debates.

"Azayz", de Ilias El Faris, venceu o Prémio Sociedade Portuguesa de Autores do Júri da competição internacional, enquanto o galardão do jornal Público para Melhor Competição Transversal a Competições e Riscos foi para "Downhill", de Miguel Faro.

O filme "A cidade onde envelheço", uma coprodução luso-brasileira com realização de Marília Rocha, venceu o Prémio Kino Sound Studio do Júri da Competição Portuguesa.

"O espectador espantado", de Edgar Pera, venceu o Prémio de Melhor Filme da Competição Portuguesa enquanto "Sol negro", de Laura Huertas-Millán, venceu a menção honrosa do Grande Prémio Cidade de Lisboa para Melhor Filme da Competição Internacional.

O Prémio Especial do Júri Verdes Anos foi atribuído a "O cabo do mundo", de Kate Saragaço-Gomes.

 


in Rádio Renascença | 29 de outubro de 2016

Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,875,108