"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Grande Prémio de Romance e Novela para Paulo Varela Gomes

"Era Uma Vez em Goa", do escritor falecido em abril, vence Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores.

 

O escritor e historiador Paulo Varela Gomes foi distinguido, a título póstumo, com o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE), pela obra "Era Uma Vez em Goa", foi anunciado esta segunda-feira.

O júri decidiu atribuir o prémio por unanimidade, ao final da quarta reunião.

Paulo Varela Gomes morreu em abril passado, aos 63 anos, mas a organização aceitou a admissão do romance a concurso, por ter sido editado ainda em vida do autor.

Eram finalistas a este prémio, no valor de 15 mil euros, as obras "Flores", de Afonso Cruz, "As Claras Madrugadas", de Amadeu Lopes Sabino, "Os Timorenses (1973-1980)”, de Joana Ruas, e "O Sonho Português", de Paulo Castilho.

O júri da 34.ª edição do Grande Prémio de Romance e Novela foi constituído por José Correia Tavares, Dionísio Vila Maior, Fernando Pinto do Amaral, Isabel Cristina Rodrigues, José Manuel de Vasconcelos e Paula Mendes Coelho.

Nascido em 1952, Paulo Varela Gomes licenciou-se em História, fez o mestrado em História da Arte e doutorou-se em História da Arquitetura, tendo sido professor da Universidade de Coimbra, onde deu a última aula em dezembro de 2012, sob o título de “Do Sublime em Arquitetura”.

Morreu a 30 de abril passado, aos 63 anos, quatro anos depois de lhe ter sido diagnosticado um cancro.

O processo de descoberta e consequente vivência com o cancro foi relatado pelo autor no texto "Morrer é mais difícil do que parece", incluído em 2015 na revista “Granta”, e amplamente divulgado na internet.

Entre o diagnóstico e o momento da escrita do texto na “Granta”, Varela Gomes publicou três romances (entre os quais "Hotel", com o qual venceu o prémio PEN Narrativa em 2015), uma coletânea de colunas para jornais e terminou mais um romance e um livro de contos.

Paulo Varela Gomes foi ainda representante da Fundação Oriente em Goa, de 1996 a 1998 e, mais tarde, entre 2007 e 2009.

"Era Uma Vez em Goa", publicado em fevereiro de 2015 pela Tinta-da-China, é "um divertimento: uma ficção construída a partir de fragmentos de muitas coisas que o Paulo Varela Gomes sabe sobre a Índia, e de algumas outras que preferiu não saber, para poder imaginar", lê-se no prefácio de Ivan Nunes a este romance.


in Rádio Renascença | 25 de outubro de 2016

no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,875,232