Notícias
Visões Úteis no Med Forum 2016 em Malta e no Encontro 5+5 em Marselha
Na próxima semana viajamos até Malta para participar no Fórum para o Diálogo Intercultural no Mediterrâneo promovido pela Fundação Anna Lindh, de que somos membros desde 2013. E estaremos também em Marselha, integrando o Encontro da Sociedade Civil que apresentará os resultados deste Fórum no âmbito da Reunião de Ministros dos Negócios Estrangeiros "5+5 Dialogue".
O “MED FORUM 2016” irá decorrer na capital maltesa La Valletta nos próximos dias 24 e 25 de outubro e juntará mais de 600 participantes, oriundos dos 43 países pertencentes à União para o Mediterrâneo.
Este é o maior encontro da sociedade civil na região Euro-Mediterrânica, pondo em contacto organizações, decisores políticos, potenciais mecenas e imprensa, para que juntos possam debater os desafios do diálogo intercultural e estabelecer futuras estratégias e parcerias.
O Fórum deste ano assume especial importância e significado, não só por ter lugar em Malta nas vésperas deste país assumir a Presidência da União Europeia, mas também pela atual situação de tensão vivida na região – assumindo-se como uma das prioridades do encontro o combate às narrativas de extremismo que ameaçam dividir o Norte e o Sul do Mediterrâneo.
O Visões Úteis foi um dos três membros da Rede Portuguesa da FAL a ser escolhido para participar neste evento como delegado internacional, a convite da organização.
Para além de contribuir para os debates agendados, procuraremos alargar o nosso espectro de possíveis colaboradores e parceiros internacionais, bem como partilhar alguns dos nossos projetos marcados por práticas de diálogo intercultural, como “Validade” - projeto de Serviço Educativo sobre a Sustentabilidade, que levaremos a cabo entre 2018 e 2020.
No dia 28 de outubro estaremos ainda em Marselha (França) integrando o Encontro da Sociedade Civil que apresentará os resultados deste Fórum no âmbito da Reunião de Ministros dos Negócios Estrangeiros "5+5 Dialogue".
A convite do Governo francês, esta delegação da Fundação Anna Lindh terá oportunidade de apresentar aos ministros dos países pertencentes à plataforma "5+5 Dialogue" - Argélia, Espanha, França, Itália, Líbia, Malta, Marrocos, Mauritânia, Portugal e Tunísia - as linhas estratégicas e prioridades discutidas em Malta, bem como as recomendações para o incremento do apoio político aos projetos da sociedade civil que promovem o diálogo intercultural no Mediterrâneo.
http://www.visoesuteis.pt/