"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Museu do Caramulo recebe Citroën DS 21 Super 5 de 1973

O Museu do Caramulo recebeu mais um extraordinário automóvel para a sua coleção permanente. 

 

Este automóvel foi um dos mais importantes do século passado, ao lado do famoso Ford T ou do Volkswagen “Carocha”, conjugando a carroçaria aerodinâmica com a tecnologia de ponta, como nenhum outro automóvel havia feito até então, totalizando mais de 1.330.755 unidades vendidas em todo o mundo.

Para Tiago Patrício Gouveia, Diretor do Museu do Caramulo, “a inclusão deste modelo na coleção do museu é de extrema importância, não só porque reforça os seus atrativos mas também porque comprova o espírito altruísta dos colecionadores de clássicos que assim permitem uma constante renovação da coleção permanente do Museu do Caramulo.

Doado ao museu por José Ramos da Costa, o automóvel já se encontra em exposição no museu, podendo agora ser visto de terça-feira a domingo, durante o horário de expediente do museu.


Sobre o Citroën DS21 Super 5 (1973)

Pronunciado “Déesse”, a palavra francesa para Deusa, o DS da Citroën é um dos automóveis mais emblemáticos da sua época.

Sendo a principal inovação tecnológica estreada no modelo DS, o sistema hidropneumático, concebido por André Lefèvre para o DS, utilizava a relação de pressões entre gás e óleo de modo a gerir a suspensão, direção, transmissão e travões. Com um engenhoso sistema de transmissão semiautomático, ao condutor apenas era necessário escolher a mudança, pois o esforço da embraiagem era feito pela pressão de óleo. O amortecimento era garantido por uma esfera contendo gás e óleo separados por uma membrana de borracha, garantindo o amortecimento nos buracos e firmeza do rolamento.

Em 1965 a Citroën apresentou o DS21 e DS19, equipados com motores de quatro cilindros, com 2.175 c.c. (109 cavalos) e 1.985 c.c. (90 cavalos), respetivamente. No caso do DS21 o novo motor era uma evolução significativa em relação ao bloco herdado do Traction Avant, estando equipado com cambota de cinco apoios e sistema Bosch de injeção eletrónica de combustível. Em 1967 o modelo recebeu a sua primeira atualização estética, passando a dispor das duplas óticas integradas e faróis capazes de acompanhar o movimento do volante, proporcionando uma iluminação mais homogénea em curva.

Em 1975, 20 anos após o início da comercialização do DS, a Citroën dava por terminada a produção do modelo, com mais de um milhão de unidades vendidas.


Ficha Técnica

1973

França

113 CV

4 Cilindros

2.175 c.c.

3 Velocidades

1.244 Kg

135 Km/h

Chassis #4545754

 

Sobre o Museu do Caramulo

Com mais de 60 anos de existência e visitado por mais de um milhão e meio de pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio uma coleção de arte, uma coleção de automóveis, motos e bicicletas e uma coleção de brinquedos antigos. O Museu do Caramulo produz ainda, de forma regular, exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival, o Espírito do Caramulo, a Noite dos Museus ou o Rider. Mais informação em www.museu-caramulo.net.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,875,018