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Museu do Caramulo recebe Citroën DS 21 Super 5 de 1973
O Museu do Caramulo recebeu mais um extraordinário automóvel para a sua coleção permanente.
Este automóvel foi um dos mais importantes do século passado, ao lado do famoso Ford T ou do Volkswagen “Carocha”, conjugando a carroçaria aerodinâmica com a tecnologia de ponta, como nenhum outro automóvel havia feito até então, totalizando mais de 1.330.755 unidades vendidas em todo o mundo.
Para Tiago Patrício Gouveia, Diretor do Museu do Caramulo, “a inclusão deste modelo na coleção do museu é de extrema importância, não só porque reforça os seus atrativos mas também porque comprova o espírito altruísta dos colecionadores de clássicos que assim permitem uma constante renovação da coleção permanente do Museu do Caramulo.
Doado ao museu por José Ramos da Costa, o automóvel já se encontra em exposição no museu, podendo agora ser visto de terça-feira a domingo, durante o horário de expediente do museu.
Sobre o Citroën DS21 Super 5 (1973)
Pronunciado “Déesse”, a palavra francesa para Deusa, o DS da Citroën é um dos automóveis mais emblemáticos da sua época.
Sendo a principal inovação tecnológica estreada no modelo DS, o sistema hidropneumático, concebido por André Lefèvre para o DS, utilizava a relação de pressões entre gás e óleo de modo a gerir a suspensão, direção, transmissão e travões. Com um engenhoso sistema de transmissão semiautomático, ao condutor apenas era necessário escolher a mudança, pois o esforço da embraiagem era feito pela pressão de óleo. O amortecimento era garantido por uma esfera contendo gás e óleo separados por uma membrana de borracha, garantindo o amortecimento nos buracos e firmeza do rolamento.
Em 1965 a Citroën apresentou o DS21 e DS19, equipados com motores de quatro cilindros, com 2.175 c.c. (109 cavalos) e 1.985 c.c. (90 cavalos), respetivamente. No caso do DS21 o novo motor era uma evolução significativa em relação ao bloco herdado do Traction Avant, estando equipado com cambota de cinco apoios e sistema Bosch de injeção eletrónica de combustível. Em 1967 o modelo recebeu a sua primeira atualização estética, passando a dispor das duplas óticas integradas e faróis capazes de acompanhar o movimento do volante, proporcionando uma iluminação mais homogénea em curva.
Em 1975, 20 anos após o início da comercialização do DS, a Citroën dava por terminada a produção do modelo, com mais de um milhão de unidades vendidas.
Ficha Técnica
1973
França
113 CV
4 Cilindros
2.175 c.c.
3 Velocidades
1.244 Kg
135 Km/h
Chassis #4545754
Sobre o Museu do Caramulo
Com mais de 60 anos de existência e visitado por mais de um milhão e meio de pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio uma coleção de arte, uma coleção de automóveis, motos e bicicletas e uma coleção de brinquedos antigos. O Museu do Caramulo produz ainda, de forma regular, exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival, o Espírito do Caramulo, a Noite dos Museus ou o Rider. Mais informação em www.museu-caramulo.net.