Notícias
MNAz recebe importante doação
A coleção do Museu Nacional do Azulejo foi recentemente enriquecida pela doação de dois painéis do pintor holandês Willem van der Kloet (1666-1747), representando Cristo entrega as chaves a São Pedro e Jesus e a Samaritana.
O primeiro painel foi doado por Manuel d’ Orey Capucho e o segundo pela Associação dos Amigos do Museu Nacional do Azulejo.
Produzidos em 1707, em Amesterdão, para o palácio Galvão Mexia, em Lisboa, integravam um conjunto de cerca de vinte painéis do mesmo autor, disperso após a demolição do palácio em 1899, do qual o Museu Nacional do Azulejo já possuía a obra intitulada Lição de Dança.
Um dos painéis deste conjunto, Refeição no terraço, que integra a coleção do Rijksmuseum, em Amesterdão, tem inscrito 1707, permitindo datar a encomenda. Sendo Van der Kloet um dos mais relevantes pintores holandeses de azulejos que trabalharam em encomendas para Portugal, das quais se pode destacar um painel aplicado, em finais do século XVII, na igreja da Madre de Deus (Museu Nacional do Azulejo) representando Moisés e a sarça-ardente, e o conjunto do Santuário de Nossa Senhora da Nazaré (c. 1709), é da maior importância que os dois painéis agora doados passem a integrar a coleção do Museu Nacional do Azulejo.
Por ocasião das doações, o Museu quer, desta forma, expressar público reconhecimento aos doadores e convidar os seus visitantes a conhecer estas duas obras que passarão a integrar a sua exposição permanente.
Mais info: http://www.museudoazulejo.pt/