Notícias
Bilhete Suspenso no Teatro São Luiz
O Bilhete Suspenso integra-se na política de acessibilidade desenvolvida pelo São Luiz Teatro Municipal.
A iniciativa do São Luiz Teatro Municipal, o Bilhete Suspenso para além de inédita, é das coisas mais belas que pode haver no mundo: disponibilizar ferramentas cognitivas em sítios privilegiados a quem não pode e é obrigado por contingências pessoais a ficar na reserva como que para sempre excluído no seu papel autêntico. Adorámos! – Associação SOL
Fomos esta noite ao Teatro São Luiz ver a peça ZULULUZU dos nossos vizinhos e amigos Teatro Praga. Foi uma noite muito boa e temos que agradecer ao São Luiz e às pessoas que aderiram a esta invenção deste teatro que são os Bilhetes Suspensos. O público é convidado a adquirir um bilhete pelo valor de 7 euros que fica suspenso na bilheteira e que reverte para pessoas apoiadas pelas entidades associadas. Como o Albergue. – Associação Albergues Noturnos de Lisboa
Estas são algumas das palavras de utentes de associações que com usufruto do Bilhete Suspenso, assistiram a um espetáculo no Teatro São Luiz, em setembro último.
À semelhança do café suspenso – conceito criado em Nápoles no período da Segunda Guerra Mundial e que foi recentemente adotado em França, a que se seguiu rapidamente a “baguette en attente” – o São Luiz lançou, em 2015, o Bilhete Suspenso que, mais do que um projeto do Teatro, é um projeto dos espetadores do Teatro. É uma forma de estes oferecerem a quem não pode pagar pelo seu bilhete a oportunidade de assistir a um espetáculo no Teatro São Luiz. Quem oferece e quem recebe não se conhece. É um gesto de partilha entre espetadores de teatro.
O bilhete só pode ser adquirido presencialmente na bilheteira do Teatro; tem um custo de 7 euros, válido para qualquer espetáculo e fica suspenso na bilheteira para usufruto de pessoas apoiadas pelas entidades que, até ao momento, se associaram a este projeto:
Fundação Luís António de Oliveira
CHPL – Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa
No São Luiz acreditamos que o teatro deve ser um espaço que todos possam sentir como parte integrante do seu quotidiano. Inscrevemos por isso na sua missão os princípios de cooperação, transmissão e partilha, comunitarismo e solidariedade, através de programas estratégicos que visam facilitar o acesso à cultura por parte dos habitantes e visitantes da cidade de Lisboa.