"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Centro Nacional de Cultura anuncia resultados dos concursos de bolsas

Conheça aqui os bolseiros selecionados nos concursos Bolsas Criar Lusofonia e Bolsas Jovens Criadores.

 
Bolsas Criar Lusofonia 2016
Foram selecionados os bolseiros do concurso Criar Lusofonia, iniciativa do Centro Nacional de Cultura que conta com o apoio do Ministro da Cultura, na área de Criação/Investigação literárias.

O Júri foi constituído por Leonor Xavier, José Carlos Vasconcelos, Miguel Real e José Cortês em representação do Ministro da Cultura. Por unanimidade do júri foram selecionados os seguintes projetos:  

• Projeto de Romance a desenvolver em Portugal e na Guiné Bissau, “Cravos em Lisboa mudam destinos em Bissau”, apresentado por Tony Tcheka, de nacionalidade guineense.  

•  Projeto de Romance a desenvolver em Portugal e nas comunidades lusófonas em Roterdão, “Esmeralda de Roterdão”, apresentado por Aida Gomes, de nacionalidade portuguesa.  

O programa Criar Lusofonia foi criado em 1995 e tem por objetivo a atribuição de bolsas no domínio da escrita para estadas em países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, pretendendo-se criar oportunidades de contacto aprofundado com outros países lusófonos aos criadores/investigadores de língua portuguesa a fim de produzirem uma obra destinada à divulgação no espaço lusófono. 

Bolsas Jovens Criadores 2016

Em 2016 foram recebidas cerca de 40 candidaturas ao programa Bolsas Jovens Criadores promovido pelo Centro Nacional de Cultura com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, nas áreas de Artes do Espetáculo (Teatro e Dança) e Artes Visuais. As Comissões Especializadas de cada área foram constituídas por João Mota, Carlos Paulo e Sofia Neuparth, na área de Teatro e Dança e por Alexandre Melo, Helena Barranha e Soraya Vasconcelos, na área de Artes Visuais. 

O Júri da Comissão Geral integrado por Gabriela Lourenço, Maria João Martins, Francisco Belard, Maria Calado representando o Centro Nacional de Cultura e Luisa Ferreira da parte do Instituto Português do Desporto e Juventude, decidiu distinguir os seguintes projetos:

 

:: Artes do Espetáculo :: 

Atribuições ex-aequo 

Sandra Henriques (Teatro): Atribuída Bolsa para desenvolver projeto de investigação, criação e montagem de um espetáculo de intervenção acerca da aldeia de Foz do Dão. 

Ana Sofia Abreu (Teatro): Atribuída Bolsa para desenvolver projeto de formação: Mestrado “Práticas Escénicas y Cultura Visual”, em Madrid. 

Giovanni Lourenço (Dança): Atribuída Bolsa para desenvolver projeto de formação no C.E.M e posterior apresentação de espetáculo. 

Bruno Senune (Dança): Atribuída Bolsa para desenvolver projeto de espetáculo “A Deriva dos Olhos”. 

 

:: Artes Visuais :: 

Atribuições ex-aequo 

Paulo Carneiro: Atribuída Bolsa para desenvolvimento do projeto de vídeo “Bostofrio”. 

Daniela Viçoso: Atribuída Bolsa para criação do projeto de ilustração e desenho “Boy’s Love à Portuguesa”. 

Nádia Duvall: Atribuída Bolsa para criação do projeto de instalação e performance “Tithemi – um ritual de metamorfose”. 

Rita Ferreira: Atribuída Bolsa para criação do projeto de artes plásticas e vídeo “Lago Gelado”.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,269,647