"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Portugal convidado por Espanha para falar de restauro e património

Portugal é o país convidado da próxima feira de património AR&PA, em Valladolid, entre 10 e 13 de novembro.


À 10.º edição e agora na qualidade de parceiro, Portugal será o país convidado da Bienal AR&PA, arquitetura e património, que acontece em Valladolid, na província de Castela e Leão, de 10 a 13 do próximo mês. Património Inteligente, Território Inteligente é o tema deste ano, com Portugal como país convidado.

O convite a Portugal coincide com a celebração de um acordo para a realização de uma Bienal Ibérica do Património Cultural, para a realização de feiras dedicadas ao património dos dois lados da fronteira.

Na AR&PA, este ano, estará representada a Direção Geral do Património Cultural e outras 19 entidades. Entre elas, o Turismo de Portugal, o AICEP, a Fundação Ricardo Espírito Santo e as Aldeias Históricas de Portugal.

"A cultura uniu os nossos povos e permitiu desenvolver um projeto comum", sublinhou o diretor geral de património cultural de Castela e Leão, Enrique Saiz, esta terça-feira, numa conferência de imprensa na Biblioteca do Palácio Nacional da Ajuda, explicando o acordo de colaboração entre os dois países para que a AR&PA se realize todos os anos, deste lado e do outro da fronteira. Na cidade de Valladolid, em Espanha; de forma itinerante em Portugal. A próxima será em Amarante, em 2017, avançou Catarina Valença, responsável da empresa portuguesa Spira.

"É um exemplo a nível europeu", explicou Catarina Valença, ao DN, considerando que a união de esforços permitirá ganhar escala a nível europeu.

A AR&PA começou em 1998, "como uma pequena iniciativa e é hoje uma bienal científica e empresarialmente importante, em torno de um valor de todos, o património", afirmou Enrique Saiz. A próxima edição acontece em 2018 e coincide com o Ano Europeu do Património Cultural.

Este ano, a AR&PA terá 247 entidades representadas, de vários países. Além dos anfitriões e de Portugal, Saiz elenca os EUA, Índia, Itália e França. O programa inclui conferências, workshops e um congresso internacional.

De Portugal foram convidados, o arquiteto Alexandre Alves Costa, autor do projeto de requalificação do mosteiro de Santa Clara, convidado para o painel "Quando a luz se encontra com o silêncio", e o geógrafo Álvaro Domingues (Património inteligente, Território Inteligente?). A diretora geral do Património Cultural dará um visão integrada do património cultural de Portugal. Esta sessão está marcada para sábado, dia 12.

Uma das novidades da AR&PA, segundo o diretor do património cultural de Castela e Leão, é a presença de representantes italianos que vão falar sobre "cuidados ante emergências", na sequência do sismo que assolou este ano as cidades de Amatrice e Accumoli.

Enquanto decorre a AR&PA, 23 museus e salas de espetáculos em Valladolid estão abertas ao público gratuitamente. Por lá passam também as manifestações musicais portuguesas que são património imaterial da Humanidade: fado e cante alentejano.

Cinco patrimónios da Humanidade

Na feira dedicada à arquitetura e património, a Direção Geral do Património, mostrará os patrimónios da Humanidade, explicou a diretora do organismo público, Paula Araújo Silva, na conferência de imprensa.

A representação portuguesa inaugura no dia 10 no Centro Cultural Miguel Delibes. A programação é articulada pela Portugal Heritage, uma marca criada pela Spira, a empresa portuguesa que organiza a Feira do Património.pt. "Ao contrário dos espanhóis, a nossa feira é itinerante", explicou Catarina Valença. Passou pelo Museu de Arte Popular, em Lisboa, em 2013, por Guimarães em 2014 e por Coimbra há um ano. Já em formato bienal, a próxima está marcada para o centro histórico de Amarante. "Procuramos locais que não sejam óbvios", disse a responsável, também presidente da Portugal Heritage, uma associação criada a partir da experiência das três feiras do património e com o apoio institucional da DGPC, do Turismo de Portugal e do AICEP.


por Lina Santos, in Diário de Notícias | 12 de outubro de 2016

Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,875,161