"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Palácio De Mafra: Restauro da Sala do Trono

A pintura mural da sala do trono do Palácio Nacional de Mafra vai ser alvo de uma intervenção. As obras duram quase um ano e estarão à vista de todos.

A Sala do Trono ou das Audiências do Palácio de Mafra DR/Luís Pavão

"Intervenção aberta". É assim que o diretor do Palácio Nacional de Mafra, Mário Pereira, descreve os trabalhos que vão acontecer na sala do trono, com as pinturas assinadas por Cirilo Volkmar Machado e Domingos Sequeira.

Esta terça-feira, dia 11, é assinado um protocolo entre a Direção Geral do Património Cultural, que tutela o monumento, e a Fundação Millenium bcp, que financia a recuperação da pintura mural num valor de 50 mil euros.

A decoração mural das paredes e teto da Sala do Trono ou das Audiências resulta de uma encomenda do então Príncipe Regente, D. João VI, a Cirilo Volkmar Machado (1748-1823). A campanha começa em 1796 e foram várias as salas em que o pintor deixou a sua marca.
Sobre esta, escreveu: "No painel que eu fiz, e tem mais de 30 palmos de comprido, enquanto a Providência Régia manda distribuir os competentes prémios aos grandes, aos sábios, a ministros, militares e eclesiásticos beneméritos, a mais Alta Providência manda a coroa e o Ceptro ao Augusto Possessor do Trono e o Anjo Tutelar da Nação Portuguesa o vai cobrir com o seu escudo." Além de pintor, Cirilo Volkmar Machado foi também historiador de arte.

A encomenda do Príncipe Regente tinha a ver com as largas temporadas passadas no Palácio de Mafra e a necessidade de amenizar o ambiente.

Segundo as próprias Memórias do pintor, a sala foi decorada "à maneira neoclássica, com alegorias Históricas e mitológicas", tendo o pintor representado no painel central do tecto o Anjo Tutelar de Portugal protegendo com o seu escudo o Rei e toda a Família Real, de acordo com um comunicado da Direção Geral do Património Cultural.

O pintor Domingos Sequeira (1768-1837) é o autor das oito Virtudes Reais que se encontram nesta sala, bem como das grisalhas com cenas das Campanhas da Índia, que também se encontram nesta sala.

O restauro da sala devem começar este ano e vão durar um ano, durante o qual "a sala estará aberta ao público", explica o diretor do Palácio. "É uma intervenção didática", observa Mário Pereira. "Vamos propiciar a visita do público aquela sala", remata.

A Sala do Trono tem sido alvo de intervenções pontuais, tendo uma dos últimas incidido numa infiltração.

O Palácio Nacional de Mafra é um dos monumentos nacionais mais visitados. Até agosto de 2014, tinha recebido 242 mil visitantes.


 

por Lina Santos, in Diário de Notícias | 11 de outubro de 2016

Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,875,136