"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Teresa Veiga recebeu Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco

Cerimónia de entrega da 24.ª edição do prémio decorreu durante a realização dos Encontros Camilianos em Seide S. Miguel.


“Um perfeito domínio da arte do pouco que é o conto” valeu a Teresa Veiga a vitória na 24.ª edição do Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco pelo livro “Gente Melancolicamente Louca”, que foi entregue sábado, 8 de outubro,  à autora pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, e pelo presidente da Associação Portuguesa de Escritores, José Manuel Mendes, no Centro de Estudos Camilianos, em Seide S. Miguel.

A cerimónia decorreu durante a realização da 3.ª edição dos Encontros Camilianos e consagrou pela terceira vez a autora, depois de “História da Bela Fria” (1992) e de "Uma aventura secreta do marquês de Bradomín" (2008).

Isabel Cristina Mateus, porta voz do júri, justificou a unanimidade da escolha “pela elegância despojada da sua escrita e pela mestria da autora na arte da narrativa, revelando um notável domínio do tempo, espaço e ritmo narrativos, incorporando várias leituras e sintetizando-as fulgurantemente na sua voz.”

Parca em palavras, a autora, de quem pouco se sabe para além do pseudónimo literário, mostrou-se reconhecida pelo prémio porque, disse, “vai fazer com que mais pessoas leiam o livro” .

Editado pela Tinta da China em 2015, “Gente Melancolicamente Louca” transporta-nos para um universo psicológico intenso onde o que parece quase nunca é, e onde os desvios contra-intuitivos do enredo desconcertam sistematicamente o leitor. Com uma escrita encantatória, acompanhamos o fluxo de consciência das personagens, cujas vidas se desdobram em episódios cada vez mais inusitados.

Instituído em 1991, ao abrigo de um protocolo entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e a Associação Portuguesa de Escritores, o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco destina-se a galardoar, anualmente, uma obra em língua portuguesa de um autor português ou de um país africano de expressão portuguesa, com um prémio de 7 500 euros.

O galardão distinguiu já escritores como Hélia Correia, Mário de Carvalho, Maria Isabel Barreno, Maria Velho da Costa, Maria Judite de Carvalho, Miguel Miranda, Luísa Costa Gomes, José Jorge Letria e José Eduardo Agualusa. José Viale Moutinho, António Mega Ferreira, Teolinda Gersão, Urbano Tavares Rodrigues, Manuel Jorge Marmelo, Paulo Kellerman, Gonçalo M. Tavares, Ondjaki, Afonso Cruz, A.M. Pires Cabral e Eduardo Palaio foram também distinguidos com o prémio.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,875,012