Notícias
MAAT abre as portas no dia 5 de outubro
Foram preparadas 12 horas de espetáculos. Com a abertura da exposição de Charles e Ray Eames, a performance de Nástio Mosquito ou o concerto de Carminho.
Os tapumes ao lado do quase centenário edifício de tijolos da Central Tejo estão quase a sair. Na quarta-feira, dia 5, abre ao público o novo Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia da Fundação EDP. O primeiro dia será de entrada gratuita.
Para a inauguração há programação específica, dozes horas de espetáculos, que começam com duas instações e uma projeção, entre as 12.00 e as 00.00.
A projeção é assinada por Semiconductor, chama-se Where Shapes Come From, e está na sala de vídeo. As instalações pertencem a Nuno da Luz (C' Mon e está na frente rio) e Haroon Mirza (Emerging Paradigm poderá ser vista na galeria principal).
Dominique Gonzalez-Foerster expõe Pynchon Park numa sala do MAAT batizada de galeria oval. A artista francesa foi convidada para fazer fazer uma obra site specific a propósito do tema do tema da programação que inaugura o espaço: Utopia/ Distopia. Ocupa quase mil metros quadros, e, segundo o museu, os espectadores tornam-se parte da obra. "Evocando um conto de fadas para o século XXI, a artista concebeu Pynchon Park como um recinto no qual seres de outro mundo observariam o comportamento humano nas melhores condições possíveis", diz o site do museu. A exposição da artista é inaugurada às 13.00 e às 16.00 está prevista uma conversa de Gonzalez-Foerster com o diretor do museu, Pedro Gadanho, que a descreve como "uma referência internacional". Neste conversa serão mostrados vários filmes da artista francesa.
À boleia da inauguração do MAAT, a Trienal de Arquitetura, quarta edição, mostra na praça do museu A Forma da Forma. A programação espalha-se pelos dois edifícios, nomeadamente com a inauguração, às 15.00, de uma exposição que pode ser um blockbuster, The World of Charles and Ray Eames, com a presença do neto dos designers, Eames Demetrios.
A sala de projeções da Central Tejo está reservada para a inauguração do Arquiteturas Film Festival. E na sala dos geradores a Casa da Música apresenta Digitópia.
Nástio Mosquito, Carminho e Dead Combo
Nástio Mosquito, desde o dia 23 no MoMA, em Nova Iorque, apresenta no MAAT a performance Respectable Thief (Project Room), às 18.00.
A partir das 19.00 é de música que trata a programação: Von Calhau (Sala dos Geradores) e DJ Set de Nigga Fox (edifício novo); Zebra Katz (edifício novo) e Carminho, às 20.00; Ryoji Ikeda (edifício novo) e Dead Combo (Sala dos Geradores), às 21.00 e 21.30; Fatima al Qadiri, no edifício novo, às 22.00.
por Lina Santos, in Diário de Notícias | 30 de setembro de 2016
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias