"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

MAAT abre as portas no dia 5 de outubro

Foram preparadas 12 horas de espetáculos. Com a abertura da exposição de Charles e Ray Eames, a performance de Nástio Mosquito ou o concerto de Carminho.

 

Os tapumes ao lado do quase centenário edifício de tijolos da Central Tejo estão quase a sair. Na quarta-feira, dia 5, abre ao público o novo Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia da Fundação EDP. O primeiro dia será de entrada gratuita.

Para a inauguração há programação específica, dozes horas de espetáculos, que começam com duas instações e uma projeção, entre as 12.00 e as 00.00.

A projeção é assinada por Semiconductor, chama-se Where Shapes Come From, e está na sala de vídeo. As instalações pertencem a Nuno da Luz (C' Mon e está na frente rio) e Haroon Mirza (Emerging Paradigm poderá ser vista na galeria principal).

Dominique Gonzalez-Foerster expõe Pynchon Park numa sala do MAAT batizada de galeria oval. A artista francesa foi convidada para fazer fazer uma obra site specific a propósito do tema do tema da programação que inaugura o espaço: Utopia/ Distopia. Ocupa quase mil metros quadros, e, segundo o museu, os espectadores tornam-se parte da obra. "Evocando um conto de fadas para o século XXI, a artista concebeu Pynchon Park como um recinto no qual seres de outro mundo observariam o comportamento humano nas melhores condições possíveis", diz o site do museu. A exposição da artista é inaugurada às 13.00 e às 16.00 está prevista uma conversa de Gonzalez-Foerster com o diretor do museu, Pedro Gadanho, que a descreve como "uma referência internacional". Neste conversa serão mostrados vários filmes da artista francesa.

À boleia da inauguração do MAAT, a Trienal de Arquitetura, quarta edição, mostra na praça do museu A Forma da Forma. A programação espalha-se pelos dois edifícios, nomeadamente com a inauguração, às 15.00, de uma exposição que pode ser um blockbuster, The World of Charles and Ray Eames, com a presença do neto dos designers, Eames Demetrios.

A sala de projeções da Central Tejo está reservada para a inauguração do Arquiteturas Film Festival. E na sala dos geradores a Casa da Música apresenta Digitópia.

Nástio Mosquito, Carminho e Dead Combo

Nástio Mosquito, desde o dia 23 no MoMA, em Nova Iorque, apresenta no MAAT a performance Respectable Thief (Project Room), às 18.00.

A partir das 19.00 é de música que trata a programação: Von Calhau (Sala dos Geradores) e DJ Set de Nigga Fox (edifício novo); Zebra Katz (edifício novo) e Carminho, às 20.00; Ryoji Ikeda (edifício novo) e Dead Combo (Sala dos Geradores), às 21.00 e 21.30; Fatima al Qadiri, no edifício novo, às 22.00.


por Lina Santos, in Diário de Notícias | 30 de setembro de 2016

Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,875,002