"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Prantos, amores e outros desvarios

Teolinda Gersão com novo livro.

 

Um ano depois de receber, por unanimidade do júri, o Prémio Fernando Namora pelo romance Passagens, Teolinda Gersão regressa com um novo livro, desta vez de contos, Prantos, amores e outros desvarios, que a Porto Editora publica a 6 de outubro.
Autora de grande versatilidade, os seus livros de contos têm vindo a ser distinguidos em Portugal e no estrangeiro. Em Prantos, amores e outros desvarios encontramos histórias de paixões, angústias, desgostos e loucura – “O que Teolinda faz é escrever a vida”, escreveu no Jornal de Letras, Artes e Ideias Maria Alzira Seixo. Pelos seus livros de contos, Teolinda Gersão foi já premiada com o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco, Prémio de Literatura Fundação Inês de Castro e Prémio Máxima de Literatura.

O LIVRO
A morte de um homem amado; o pranto de uma mulher que falha uma promessa e se julga castigada; uma mãe, uma filha e o cheiro venenoso das acácias; uma mulher que se extravia dentro dos seus sonhos; aquele elevador com alguém preso lá dentro; o futebol, implacável jogo bravo; setenta e cinco rosas cor de salmão, seguras por um laço de seda e embrulhadas em papel de prata; solidariedade machista, conselhos de um velho a um rapaz; uma água-marinha que traz uma mensagem; não cobiçar as coisas alheias; uma teia de enredos, e a Alice que caiu num buraco do qual dificilmente conseguirá sair.
Catorze contos extraordinários, de uma das autoras mais consagradas e inquietantes da literatura atual, que nunca deixa de nos surpreender com a acutilância e profundidade da sua escrita.

A AUTORA



Teolinda Gersão estudou nas universidades de Coimbra, Tübingen e Berlim, foi leitora de português na Universidade Técnica de Berlim e professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa, onde ensinou Literatura Alemã e Literatura Comparada. A partir de 1995 passou a dedicar-se exclusivamente à escrita literária. Viveu três anos na Alemanha, dois anos em São Paulo, Brasil, e conheceu Moçambique, onde se passa o romance A árvore das palavras (1997). É autora de 14 livros de ficção, traduzidos em 11 línguas. Foram-lhe atribuídos os seguintes prémios: por duas vezes o Prémio de Ficção do PEN Clube (O silêncio, 1981, e O cavalo de sol, 1989), o Grande Prémio de Romance e Novela da APE (A casa da cabeça de cavalo, 1995), o Prémio Fernando Namora (Os teclados, 1999), o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco (Histórias de ver e andar, 2002), o Prémio Máxima de Literatura (A mulher que prendeu a chuva e outras histórias, 2008), o Prémio da Fundação Inês de Castro (2008), o Prémio Ciranda e o Prémio da Fundação António Quadros (A Cidade de Ulisses, 2011). Alguns dos seus livros foram adaptados ao teatro e encenados em Portugal, Alemanha e Roménia. Foi escritora-residente na Universidade de Berkeley em 2004.
Página pessoal: www.teolinda-gersao.com
Página no Facebook: www.facebook.com/teolindagersao


IMPRENSA


Uma das nossas melhores contistas, uma das nossas melhores romancistas.
Miguel Real, Jornal de Letras, Artes e Ideias


No fim de cada um destes contos descobriremos que a vida, a nossa própria vida, não estava exatamente no lugar que pensávamos. (…) Teolinda sobe as escadas do banal quotidiano para alcançar a câmara escura do ser.
Inês Pedrosa sobre Histórias de ver e andar


O que Teolinda faz é escrever a vida.
Maria Alzira Seixo, Jornal de Letras, Artes e Ideias sobre A Cidade de Ulisses


Título: Prantos, amores e outros desvarios
Autor: Teolinda Gersão
Págs.: 140
PVP: 14,40 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,758,560