"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

ANIM. Filmes, debates e visitas aos cofres e laboratórios

Até ao final do ano, a Cinemateca Portuguesa vai celebrar os 20 anos da criação do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento (ANIM).

A Ilha dos Amores, de Paulo Rocha

 

O ANIM abriu portas a 06 de outubro de 1996 e a Cinemateca apresentou hoje uma programação para "por em público a importância de um arquivo fílmico" para um país. Para a Cinemateca "há um antes e um depois do aparecimento do ANIM", afirmou o subdiretor do organismo, Rui Machado.

O programa contará com a exibição de uma dezena de filmes que foram alvo de restauro analógico e digital nos últimos anos, entre os quais "A paixão dos fortes", um 'western' de John Ford de 1946, O ladrão de Bagdad (1940), de Michael Powell, e A ilha dos amores (1982), de Paulo Rocha.

No dia 27 de outubro, Dia Mundial do Património Fílmico, a Cinemateca exibirá O sétimo selo(1959), de Ingmar Bergman.

Ainda em outubro, a Cinemateca apresentará filmes - a maioria produções portuguesas - feitos com base em material de arquivo do ANIM, como Fantasia Lusitana (2010), de João Canijo,Natureza morta (2005), de Susana de Sousa Dias, e Olhar o cinema português 1896-2006" (2006), de Manuel Mozos.

A Cinemateca localiza-se em Lisboa, mas os cofres e laboratórios de restauro do ANIM estão situados em Bucelas, no concelho de Loures. É lá que o ANIM abrirá portas ao público no dia 06 de outubro e organizará, nos meses de novembro e dezembro, visitas guiadas.

A 17 de outubro o, no âmbito do plano de edições em DVD, a Cinemateca editará Margot Dias: Filmes Etnográficos (1958-1961).

Ainda sem data anunciada, a Cinemateca fará igualmente um curso no ANIM sobre conservação e restauro analógico em cinema, uma exposição temática, lançará em DVD os filmes "Os lobos" e "Mulheres da beira", restaurados, de Rino Lupo, e fará três colóquios, sobre a existência do cinema em digital e analógico e sobre a digitalização do cinema português.

Em parceria com a Cinemateca, a RTP Memória vai exibir, nos dias 08 e 09 de outubro, as cópias digitais de três filmes restaurados nos laboratórios do ANIM: A canção de Lisboa (1933), de Cotinelli Telmo, O Costa do Castelo (1943), de Arthur Duarte, eJoão Ratão (1940), de Jorge Brum do Canto.


in Diário de Notícias | 28 de setembro de 2016

Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,878,095