"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"A Arte da Terra" - 20 Anos de Cultura Portuguesa

Conjugar Tradição e Modernidade - hoje uma frase quase banal -  era algo que soava estranho há 20 anos atrás, longe do conhecimento e do reconhecimento que a arte e as tradições hoje disfrutam.

 

Burel, Lenços dos Namorados ou Teares Manuais eram temas desconhecidos na cidade, na imprensa...

Para a "A Arte da Terra" começava em 1996, um longo caminho na procura do melhor que se fazia em Portugal.  Nos lugares mais recônditos de Norte a Sul, surgia a confirmação (nuns casos) ou a descoberta (noutros) de uma riqueza maior no universo das artes tradicionais. Depois, surgiu a vontade de mostrar parte dessa riqueza à imprensa, às entidades oficiais, ao público.  

Começavam as exposições temáticas,  abordando temas como Lenços dos Namorados, Santo António,  Presépios (3 temas cujas exposições  assumem há muito uma dimensão pioneira nacional),  Maternidade,  Fado, Galo de Barcelos, Fernando Pessoa, Figurado de Barcelos, Arquitetura Tradicional Portuguesa,  Sardinhas, Azulejaria e Marionetas, que levaram até à  "A Arte da Terra", entidades diversas como as Primeiras Damas Maria José Ritta e Maria Cavaco Silva, os Ministros da Cultura Augusto Santos Silva, Pedro Roseta e Isabel Pires de Lima, Secretários de Estado da Cultura José Amaral Lopes, Mário Vieira de Carvalho, Jorge Barreto Xavier, o Secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, os Presidentes e Vereadores das Camaras de Lisboa, Vila Verde, Barcelos, Estremoz, Aljezur, etc,  entre muitas outras entidades ligadas aos meios culturais. 

Instalada em Alfama, em pleno coração histórico de Lisboa, a "A Arte da Terra" assume de forma inequívoca o papel de montra da cultura portuguesa para o Mundo (que nos visita), quando o número de visitantes já ultrapassou 1. 300.000, no ano em que atingiu 10 anos de instalação em Lisboa (depois de 10 anos em Almada).

São as antigas cavalariças da Sé transformadas numa montra onde coabitam, de forma única, gerações e correntes artísticas diversas, compostas por cerca de três centenas de artesãos, escultores, joalheiros, designers... ao som da musica e das palavras que marcam o universo cultural português. 

Para a "A Arte da Terra" sempre foi inquestionável a riqueza das artes e ofícios tradicionais portugueses, assim como o foi, a necessidade de conjugar o melhor da tradição com (todos) os níveis de exigências dos tempos modernos.

Em 2016 , mais de  oitenta exposições depois, fica o registo de importantes parcerias culturais com dezenas de Museus e Municípios e entidades como Embaixadas da UE, Embaixadas da CPLP, Fabrica Bordalo Pinheiro, fadistas como Mariza, Mísia, Cristina Branco, Carminho, Carlos do Carmo, Camané, Katia Guerreiro, Ricardo Ribeiro, António Zambujo ou os prestigiados estilistas Nuno Gama, Anabela Baldaque, Filipe Faísca, Nuno Baltazar, Fernando Nunes,  para além de  - em 2007  - ter sido palco das comemorações oficiais do Dia Mundial da Poesia .

Mais de 5.000 publicações falaram de "A Arte da Terra", cada vez mais referida na imprensa internacional. Do New York Times ao londrino The Sun, do espanhol ABC ao australiano Harold Tribune, andam notícias sobre nós em países tão diferentes como Alemanha ou Nova Zelândia, Brasil ou Finlândia, Letónia ou Japão... 

Sugerimos uma visita!

A Arte da Terra, Lda.

Rua de Augusto Rosa, nº 40, 1100-059 Lisboa 

Telef: 212 745 975 

email:  arte@net.sapo.pt 

www.aartedaterra.pt   

Facebook

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,271,550