"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Cartas da Guerra" representa Portugal nos Óscares e nos Goya 2017

Os membros da Academia Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas escolheram o filme “Cartas da Guerra”, do realizador Ivo M. Ferreira, para representar Portugal na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, nos Óscares da Academia Americana de Cinema e na categoria de melhor filme ibero-americano, nos Prémios Goya, da Academia Espanhola.

 

“Cartas da Guerra” é um filme a uma voz, a de António Lobo Antunes, nas cartas que enviou à sua mulher, Maria José, quando foi alferes em Angola, durante a guerra colonial.

Baseado no livro “D’este viver aqui neste papel descrito: Cartas da Guerra”, de António Lobo Antunes, o filme estreou em Portugal no dia 1 de setembro, contando com Miguel Nunes, Margarida Vila-Nova, Ricardo Pereira, Tiago Aldeia, João Luís Arrais e Pedro Ferreira nos principais papéis.

A 89ª Gala de entrega dos Óscares está agendada para o dia 26 de fevereiro de 2017 em Los Angeles, na Califórnia, enquanto que a 31ª Edição dos Prémios Goya está prevista para o dia 4 de fevereiro de 2017, em Madrid.

Sinopse

Em 1971, António vê a sua vida brutalmente interrompida quando é integrado no exército português, para servir como médico numa das piores zonas da guerra colonial, o Leste de Angola. Longe de tudo que ama escreve cartas à mulher, à medida que se afunda num cenário de crescente violência. Enquanto percorre diversos quartéis, apaixona-se por África e amadurece politicamente. A seu lado, uma geração desespera pelo regresso. Na incerteza dos acontecimentos de guerra, apenas as cartas o podem fazer sobreviver.

>> Veja o trailer aqui

Sobre o Realizador:

Ivo M. Ferreira nasceu em 1975. Filho dos atores Cândido Ferreira e Cármen Marques, cedo se integrou em ambientes ligados ao cinema. Completou o ensino secundário na Escola António Arroio, em Lisboa, ingressando posteriormente na London Film School e na Universidade de Budapeste, que precocemente interrompe para viajar. Numa viagem à China, realiza e produz o seu primeiro filme documentário. Mais tarde volta a filmar na China, em Angola e na Indonésia. Da sua obra destacam-se três longas-metragens – “Em Volta” (2002), “Águas Mil” (2009) e “Cartas de Amor” (2016) – e várias curtas.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,877,664