Notícias
1ª Bienal de Artes e Literatura de Leiria
Participam mais de 130 autores, entre pintores, escultores e escritores.
Organizada pela associação Friendly Talents, a bienal destina-se a todos os artistas que falem português ou residam em Portugal.
"Apareceram imensos interessados, do país e do estrangeiro. Não estávamos à espera", reconhece o presidente da associação, Augusto Neves, que descreve a nova bienal como "uma oportunidade para belíssimos artistas que andam perdidos poderem mostrar o seu trabalho".
Em Leiria, vão estar trabalhos de artistas que atualmente vivem na Argentina, Venezuela, Espanha, Itália, Luxemburgo ou na Guiné-Bissau.
Ao todo, são 70 pintores, dez escultores e mais de 50 escritores que vão participar na bienal, que surge com a ambição de ser "uma espécie de Bienal de Vila Nova da Cerveira, mas em ponto pequeno".
"É possível criar aqui em Leiria algo que traga artistas de muita qualidade e promova o turismo cultural. E também queremos aproximar a população das artes plásticas", afirma Augusto Neves.
A nível da literatura, a bienal contempla um seminário no dia 01 de outubro, no qual será discutido "a problemática das dificuldades que os escritores do mundo lusófono têm com as instituições públicas e privadas, desde os editores, às câmaras e aos governos", sublinha o presidente da associação.
A inauguração da Bienal de Artes e Literatura de Leiria é no sábado, às 16:00, no mimo - Museu da Imagem em Movimento de Leiria.
in Diário de Notícias | 13 de setembro de 2016
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias