"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Prémio Literá­rio Revelação Agustina Bessa-Luís 2015

O romance Fredo de Ricardo Fonseca Mota será lançado no dia 10 de Setembro, sábado, pelas 17 horas, na Livraria Ler Devagar, na Lx Factory, em Lisboa e o livro será apresentado por Bruno Vieira Amaral.

Galardoada com o Prémio Literá­rio Revelação Agustina Bessa-Luís 2015, instituído pela Estoril-Sol, esta é uma obra de relações, com as pala­vras, as emoções, os outros, o mun­do. É um livro que cruza vidas apa­rentemente longínquas - a de um jovem do interior (Adolfo Maria) que se muda para Lisboa à procura de um lugar que lhe satisfaça o sonho, e o de um velho (Fredo) que teve qua­tro famílias e morreu sozinho - apa­rentemente contrárias, mas ao mes­mo tempo ligadas pela descoberta de si, de ambos. De um lado a apren­dizagem da vida, do outro, a de como se despedir dela. É ainda um elogio aos heróis que nunca foram canta­dos, aos amores sem testemunho, às mortes solitárias.

O romance Fredo venceu, em 2015, o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, instituído pela Estoril-Sol, por unanimidade do Júri, presidido por Guilherme D`Oliveira Martins.
O Júri, ao eleger Fredo, tomou em consideração natureza intrínseca de um romance “narrado na primeira pessoa numa linguagem sóbria (…), assente num registo quase confessional” que “acompanha a descoberta que um jovem (Adolfo Maria) vai fazendo dos silêncios e da solidão que sempre acabou por marcar os horizontes de vida e, sobretudo, as suas mágoas e tristezas”. 

O AUTOR

Ricardo Fonseca da Mota, com o pseudónimo Ricardo Agnes, publicou o livro de poesia "In Descontinuidades" (2008), assim como textos nas revistas Oficina de Poesia (2009), Via Latina (2009 e 2011), Rua Larga (2009).

O autor é um dos fundadores do Grupo de Expressão Dramática InterDito, para o qual escreveu vários textos incluídos nas peças "Sentir tudo de todas as maneiras" e "Self-Service".

Ricardo Fonseca da Mota escreveu também para projetos musicais e participou em diferentes exposições artísticas individuais e coletivas.

Em 2008, venceu o concurso i(M)agos - manifestações da imaginação, na categoria de escrita criativa de poesia (2008), no âmbito da Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

O Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís foi instituído em 2008, pela Estoril-Sol, no quadro das comemorações do cinquentenário da empresa, numa homenagem à autora de "A sibila".

 

Fredo

Ricardo Fonseca Mota

Coleção: Gradiva

Páginas: 292

Ano de edição: 2016

ISBN: 978-989-616-727-1

Capa: Brochado (capa mole)

14,50 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,878,082