"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Prémio Literá­rio Revelação Agustina Bessa-Luís 2015

O romance Fredo de Ricardo Fonseca Mota será lançado no dia 10 de Setembro, sábado, pelas 17 horas, na Livraria Ler Devagar, na Lx Factory, em Lisboa e o livro será apresentado por Bruno Vieira Amaral.

Galardoada com o Prémio Literá­rio Revelação Agustina Bessa-Luís 2015, instituído pela Estoril-Sol, esta é uma obra de relações, com as pala­vras, as emoções, os outros, o mun­do. É um livro que cruza vidas apa­rentemente longínquas - a de um jovem do interior (Adolfo Maria) que se muda para Lisboa à procura de um lugar que lhe satisfaça o sonho, e o de um velho (Fredo) que teve qua­tro famílias e morreu sozinho - apa­rentemente contrárias, mas ao mes­mo tempo ligadas pela descoberta de si, de ambos. De um lado a apren­dizagem da vida, do outro, a de como se despedir dela. É ainda um elogio aos heróis que nunca foram canta­dos, aos amores sem testemunho, às mortes solitárias.

O romance Fredo venceu, em 2015, o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, instituído pela Estoril-Sol, por unanimidade do Júri, presidido por Guilherme D`Oliveira Martins.
O Júri, ao eleger Fredo, tomou em consideração natureza intrínseca de um romance “narrado na primeira pessoa numa linguagem sóbria (…), assente num registo quase confessional” que “acompanha a descoberta que um jovem (Adolfo Maria) vai fazendo dos silêncios e da solidão que sempre acabou por marcar os horizontes de vida e, sobretudo, as suas mágoas e tristezas”. 

O AUTOR

Ricardo Fonseca da Mota, com o pseudónimo Ricardo Agnes, publicou o livro de poesia "In Descontinuidades" (2008), assim como textos nas revistas Oficina de Poesia (2009), Via Latina (2009 e 2011), Rua Larga (2009).

O autor é um dos fundadores do Grupo de Expressão Dramática InterDito, para o qual escreveu vários textos incluídos nas peças "Sentir tudo de todas as maneiras" e "Self-Service".

Ricardo Fonseca da Mota escreveu também para projetos musicais e participou em diferentes exposições artísticas individuais e coletivas.

Em 2008, venceu o concurso i(M)agos - manifestações da imaginação, na categoria de escrita criativa de poesia (2008), no âmbito da Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

O Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís foi instituído em 2008, pela Estoril-Sol, no quadro das comemorações do cinquentenário da empresa, numa homenagem à autora de "A sibila".

 

Fredo

Ricardo Fonseca Mota

Coleção: Gradiva

Páginas: 292

Ano de edição: 2016

ISBN: 978-989-616-727-1

Capa: Brochado (capa mole)

14,50 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,272,094