"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Doclisboa anuncia programação de música do Heart Beat

Doclisboa'16: Príncipe Records, Linda Martini, Paul Thomas Anderson e David Bowie são alguns dos nomes que integram a programação desta edição do Doclisboa.

 

Heart Beat é uma das secções mais queridas do Doclisboa que está de regresso este ano de 20 a 30 de outubro. O festival decorre na Culturgest, Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa e Museu Calouste Gulbenkian e anunciou em Julho as suas grandes retrospetivas para esta 14º edição: “Por um Cinema Impossível: Documentário e Vanguarda em Cuba”- uma co-produção com o Museo Reina Sofia, com a colaboração da Cinemateca de Cuba e curadoria de Micahel Chanan - e a retrospectiva integral da obra do britânico Peter Watkins.

Heart Beat dedica-se este ano a um leque alargado de manifestações artísticas, transpondo as barreiras da música e das artes performativas.
 

ABERTURA HEART BEAT
Sons do Gueto, Tim&Barry, Reino Unido (2016)
O duo artístico Tim&Barry, conhecidos como JUST JAM são os responsáveis por Sons do Gueto. Uma viagem ao universo da Príncipe Records o epicentro da cena underground eletrónica e de dança em Lisboa. Um filme altamente antecipado, após o lançamento do anterior “I’m Tryin To Tell Ya”. Sons do Gueto continua a investigação pelos sub-géneros musicais surgidos no seio de comunidades específicas e conta com entrevistas e performances de nomes chave da Príncipe.
 

SESSÃO ESPECIAL LINDA MARTINI
O Dia em Que a Música Morreu, Bruno Ferreira, Portugal (2016)
Os Linda Martini apresentam “O Dia em que a Música Morreu”, uma curta metragem do realizador Bruno Ferreira, concebida de uma ideia original deste com a banda.

A ideia teve como ponto de partida a realização de um videoclip para o tema “O Dia Em que a Música Morreu”, um dos mais elogiados pela crítica, editado com “Sirumba”, o mais recente álbum dos Linda Martini.O videoclip depressa passou a um filme documental cuja narrativa se constrói em torno dos mineiros de Aljustrel e da sua relação com o silêncio. Bruno Ferreira propõe um híbrido que nos priva os sentidos e faz com que as palavras que não podemos escutar ressoem contundentes no espaço interpretativo, dilatando as margens do cinema documental e do formato “vídeo clip”.

O filme conta com a participação do “Grupo Coral do Sindicato dos Mineiros de Aljustrel” e da companhia de teatro de marionetas Chilena “Silencio Blanco”.

Esta sessão especial conta com apresentação dos Linda Martini e com uma seleção de videoclips nacionais feita e comentada pelos membros da banda, seguida de uma festa seguida de uma festa na qual todos os elementos da banda vestem a pele de DJs.
 

Man With a Hundred Faces or The Phantom of Herouville, de Gaëtan Chataigner, França (2015)
David Bowie é um fantasma. A sua música, o seu carácter fotogénico, as suas personagens não deixam de assombrar o trabalho de outros, de fascinar gerações inteiras de artistas e pessoas em todo o mundo. Para seguir o rasto de um fantasma, o melhor foi começar por um local que ele assombrara: os estúdios míticos do Castelo de Hérouville. Foi, em parte, aqui que o rock dos anos 1970 escreveu a sua lenda, de que Bowie é um dos maiores protagonistas. Com interpretações de: David Bowie, Lou Doillon, Alain Chamfort, Chilly Gonzales, Barbara Carlotti, Jeanne Added, Bertrand Belin, Mathieu Saïkaly, Théodore, Paul & Gabriel, Aquaserge, Modooïd.

Inside the Mind of Favela Funk, de Fleur Beemster, Elise Roodenburg, Holanda (2015)
O amor e as relações no mundo do extremamente popular “funk da favela”: música pornográfica dos bairros pobres do Rio de Janeiro. O filme mostra a perspetiva da juventude da favela e procura encontrar a relação entre as letras do funk da favela e as suas vidas (amorosas) pessoais quotidianas, dominadas por uma subcultura sem lei de bandos de traficantes de droga, violência e sexo.

 

Junun, de Paul Thomas Anderson, EUA (2015)

Primavera de 2015. O marajá de Jodhpur, na Índia, recebe Shye Ben Tzur, Jonny Greenwood (Radiohead), Nigel Godrich, Paul Thomas Anderson e uma dúzia de músicos indianos. Nas três semanas seguintes dá-se azo a uma colaboração festiva que se torna na música e no filme Junun (loucura do amor), ponto de encontro transcultural e transreligioso entre o Islão místico dos sufi, qawwali e músicos ciganos do Rajastão, entrelaçados com poesias devotas em urdu, hebreu e hindi.

 

Las más macabras de las vidas, de Kikol Grau, Espanha (2016)
A história de Eskorbuto, o grupo de rock que revolucionou a música no início dos anos 1980 e que se tornou numa lenda da contracultura ao Estado espanhol. A partir de imagens de arquivo, de concertos e de declarações dos membros do grupo, de filmes e noticiários da época, vai-se traçando a crónica de um ambiente de preguiça e dor, do qual a raiva de Eskorbuto se tornou emblema de rebeldia.

 

Confession of the Vanished, Petr Vaclav, França, República Checa (2016)

O filme acompanha o ensaio da ópera Olimpiadewhile, ao mesmo tempo que explora a dramática vida do seu compositor, Josef Myslivecek, uma figura enigmática cujo trabalho e vida são em parte ainda hoje um mistério, mistério este em torno do qual se constrói parte da narrativa do filme. Josef Myslivecek foi contemporâneo, amigo e professor de Wolfgang Amadeus Mozart e é clara a sua influência na obra do grande mestre austríaco.

 

Fonko, Göran Hugo Olsson, Daniel Jadama, Lars Lovén, Suécia (2016)

A grande revolução musical do nosso tempo está a ter lugar em África. Kuduro, coupé-décalé e ndombolo são estilos de música de dança, baseados em ritmos tradicionais e tornaram-se uma forma de expressão da identidade para toda uma geração. A música, no entanto, é apenas um aspeto de uma mudança dramática que afeta todo o continente, acarretando diminuição de pobreza e maior assimetria de rendimentos, assim como conflitos entre tradição e modernidade. Narrado por Neneh Cherry e Fela Kuti (através de excertos de audio de arquivo). Com: Nneka, Titica, Buraka Som Sistema, Sista Fa, entre muitos outros.

 

I Am the Blues, Daniel Cross, Canadá ( 2016)

Uma viagem musical pela poesia dos pântanos do Louisiana e pelos pequenos estabelecimentos informais de música, dança, jogos e bebidas do delta do Mississippi, visitando os últimos demónios do blues originais, muitos na casa dos 80, ainda a viver no sul profundo, a trabalhar sem agentes e em digressão. Um maravilhoso registo da geração fundadora de um dos mais importantes estilos de música norte-americana. Com: Bobby Rush, Barbara Lynn, Henry Gray, Carol Fran, Lazy Lester, Bilbo Walker, RL Boyce, Jimmy ‘Duck’ Holmes, Lil Buck Sinegal, LC Ulmer e os seus amigos.

 

Esto es lo que hay, Léa Rinaldi, França (2015)

O registo do percurso de Los Aldeanos, a banda de hip hop mais conhecida e contestatária de Cuba. Léa Rinaldi traça uma crónica íntima da nova revolução artística em Cuba, no momento de transição do Regime Castrista. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,877,838