"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Violência e Islão

Um dos maiores poetas e pensadores do mundo árabe expõe e reflete sobre o islão político e a violência que o envolve.

 

Violência e Islão é o título do novo livro de Adonis que a Porto Editora publica a 8 de setembro. Voz de referência no debate sobre o islamismo e sobre o mundo árabe, o poeta sírio, que é um dos principais candidatos ao Prémio Nobel da Literatura, analisa a evolução do islão desde a formação do primeiro califado, denuncia as suas falsas leituras e reflete sobre os conceitos de identidade, religião, progresso e humanidade. Neste corajoso livro de entrevistas com Houria Abdelouahed, onde nada fica por dizer, Adonis mostra o seu olhar sobre esta religião mas também a esperança num renascimento, na morte deste islão-terror para dar lugar a um islão-luz.


SINOPSE
O extremismo islâmico, no seu discurso e na sua ação, ostenta a bandeira de um islão em permanente agonia, que mantém os seus fiéis na escuridão e incute na sociedade árabe uma conduta de violência, analfabetismo, misoginia e ignorância. Um obscurantismo e uma barbárie que duram há quinze séculos e que hoje se fazem sentir um pouco por todo o mundo, de Palmyra a Paris, do fracasso da Primavera Árabe ao ressurgimento do Estado Islâmico, e dos quais o Ocidente não pode ser ilibado de culpas.
Perante o silêncio e a hipocrisia que se instalaram tanto no Médio Oriente quanto no Ocidente, levanta-se a voz de um dos maiores poetas e pensadores do mundo árabe, Adonis, que, num conjunto de entrevistas dedicadas à temática da violência como elemento constitutivo do islão, reflete sobre a necessidade urgente de uma releitura e debate livres no seio da sociedade árabe, um novo tempo que do passado apenas invoque a luta pelo direito à diversidade e que condene o confronto. Um tempo de reconciliação.

Excertos do livro
«Descobri que toda a nossa história estava falseada, que ela fora inventada, e que aqueles que tinham criado a civilização árabe e a sua grandeza foram banidos, condenados, rejeitados, encarcerados e até crucificados. É necessário voltar a ler essa civilização de um modo diferente: com um novo olhar e com uma nova humanidade.»


«A minha esperança é que o Daesh seja o último estertor desse islão. Como uma vela que, nos seus últimos instantes, tem um sobressalto antes de se extinguir.»


«Por isso, nessa perspetiva [a do Estado Islâmico], o sentido e a essência do homem não advêm da sua humanidade, mas da religião – a saber: o islão. E se um muçulmano abjura a sua religião, perde essa essência humana. Será condenado, será morto. O homem é criado para ser muçulmano e servir o islão.»

O AUTOR
Adonis, pseudónimo de Ali Ahmad Saïd Esber, nasceu em 1930, em Al Qassabin, na Síria. Estudou na Universidade de Damasco e exilou-se em Beirute, no Líbano, em 1956, onde trabalhou na revista Shi’r, uma das mais influentes publicações literárias do mundo árabe. Viria, em 1968, a fundar a sua sucessora, a igualmente prestigiada Mawaqif.
Um dos mais importantes poetas e pensadores da idade contemporânea, traduzido em diversas línguas, viu serem lhe atribuídos já vários prémios, de onde se destacam o Goethe Prize, o Spiros Vergos Prize for Freedom of Expression, o Bjørnson Prize ou o International Nâzim Hikmet Poetry Award. É uma das personalidades tidas como favoritas ao Prémio Nobel da Literatura.
Houria Abdelouahed é professora na Universidade Paris Diderot, psicanalista e tradutora da obra de Adonis para a língua francesa. É coautora, com Adonis, de uma antologia de poesia clássica árabe. Publica, regularmente, textos acerca da cultura e tradição árabes e sobre questões de língua e tradução.

Título: Violência e Islão
Autor: Adonis (entrevistado por Houria Abdelouahed)
Tradução: Manuela Torres
Págs.: 192
PVP: 15,50 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,758,355