"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Na sombra da Presidência – relato de 10 anos em Belém"

Na sombra da Presidência, de Fernando Lima, chega às livrarias a 8 de setembro com um relato exclusivo sobre os casos mais polémicos ocorridos nos mandatos de Aníbal Cavaco Silva.

“Esta é a verdade dos factos”

“Este é o livro que não gostaria de ter escrito, mas este é o livro que tive de escrever”. É desta forma que Fernando Lima abre o texto introdutório de Na sombra da Presidência – relato de 10 anos em Belém, que chega às livrarias de todo o país no próximo dia 8 de setembro, com a chancela da Porto Editora.

Durante os dez anos de Aníbal Cavaco Silva na Presidência da República, Fernando Lima, seu assessor e consultor durante aquele período, foi testemunha privilegiada de muitos dos acontecimentos mais marcantes ocorridos entre 2006 e 2016 - e dos mais polémicos também: o caso BPN, o negócio PT/TVI, o referendo do Tratado de Lisboa ou a promulgação do diploma sobre o TGV e, claro, o “caso das escutas”.

Em Na sombra da Presidência – relato de 10 anos em Belém, Fernando Lima apresenta um relato objetivo, maturado e distanciado daqueles factos, revelando contornos até agora desconhecidos.

Dos pormenores das relações entre Presidência e Governo às jogadas de bastidores das máquinas partidárias, passando por estranhos envolvimentos entre a imprensa e a política – à custa da verdade e em favor de interesses pessoais –, tudo é explorado.

“Passaram sete anos desde que, em Setembro de 2009, se criou uma polémica à minha volta e que levou o Presidente da República a afastar-me da assessoria para a comunicação social, atribuindo-me outras funções na Casa Civil. Por sua vontade, permaneci em Belém no segundo mandato, ficando por isso sujeito a um dever de reserva que fiz questão de observar até ao fim.” (Fernando Lima)

Na sombra da Presidência – relato de 10 anos em Belém oferece uma perspetiva única sobre um dos períodos mais intensos da democracia portuguesa, como se percebe pelas palavras do autor: “Escrevi este livro orientando-me pela verdade dos facto e não pela versão dos factos”.

 

O Autor


FERNANDO LIMA é jornalista. Foi chefe da delegação de Lisboa do Jornal de Notícias (1977-1987), diretor de informação da agência de notícias ANOP (1982), correspondente do diário espanhol ABC (1999-2002) e diretor do Diário de Notícias (2003-2004). No mundo da política, trabalhou como adjunto/assessor do primeiro-ministro Aníbal Cavaco Silva, nos X, XI e XII governos, como adjunto do ministro dos Negócios Estrangeiros António Martins da Cruz, entre 2002 e 2003, e novamente como assessor/consultor de Aníbal Cavaco Silva, durante todo o seu período como Presidente da República (2006-2016). É autor de vários livros na área da política.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,758,287