"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Escritor Luxemburguês Guy Helminger visita duas casas no Porto

Dez escritores e escritoras participam na “Visita em casa”, encontros nas casas de pessoas comuns em várias cidades europeias. 


Em setembro, o escritor luxemburguês Guy Helminger visita duas casas no Porto e Gonçalo M. Tavares faz a sua segunda viagem para Frankfurt, após ter visitado o Luxemburgo.

O que acontece quando um autor conhecido entra pela porta de nossa casa para nos visitar e ler, dançar, cozinhar, comer ou simplesmente conversar connosco, no nosso espaço mais pessoal?  Como formato inovador da “Visita em casa”, o Goethe-Institut possibilita um intercâmbio pessoal entre cidadãos europeus. Os destinos – metrópoles e pequenas cidades – prometem uma grande diversidade e encontros invulgares. 
A iniciativa vai levar dez conhecidos escritores e escritoras de Portugal, Espanha, França, Luxemburgo, Bélgica, Itália e Alemanha, às casas de pessoas comuns de mais de 15 cidades europeias entre maio e outubro de 2016, com três objetivos: provocar um encontro íntimo e informal entre o escritor e os habitantes de uma cidade, proporcionar aos escritores a possibilidade de deambularem por uma cidade europeia e por fim a escrita de um texto inspirado em toda esta experiência, que será publicado, em formato e-book, a partir da primavera de 2017, em 5 línguas, com lançamento marcado para a Feira de Literatura de Leipzig. 

No centro desta iniciativa estão no entanto as visitas às casas comuns de pessoas de cada cidade. Os anfitriões abrem as suas portas para receber um autor mas não fazem ideia do que vai acontecer, pois o escritor ou escritora tem carta branca para dar largas à sua imaginação e para tornar este encontro verdadeiramente único. Cada autor vai visitar duas casas em duas cidades europeias, sendo que uma das cidades visitadas será na Alemanha. Participam neste edição da “Visita em casa” Alina Bronsky, Marie Darrieussecq, Guy Helminger, Michela Murgia, Katja Lange-Müller, Jordi Puntí, Sasha Marianna Salzmann, Gonçalo M. Tavares, Annelies Verbeke e David Wagner.

Guy Helminger nasceu em 1963, em Esch/Alzette, e escreve poesia, prosa, peças radiofónicas e para teatro. Frequentou o curso de Germanística e Filosofia no Luxemburgo, em Heidelberg e em Colónia. Trabalhou posteriormente, até 1990, enquanto ator no Georg-Büchner-Ensemble, em Colónia. Foi assistente de realização de televisão, barman e trabalhou como designer gráfico 3D. Em 2012, leccionou uma cadeira de Poética a convite da Universidade de Duisburg-Essen. Em Colónia, modera, em conjunto com Navid Kermani, o Literarischer Salon International, e trabalha no Luxemburgo como moderador de televisão. Diversas viagens levaram-no a África, Ásia, Índia, Nova Zelândia e aos EUA. As impressões destas viagens têm eco nos seus livros, desde 2005, enquanto experiências de migração e alteridade. O seu romance mais recente, Neubrasilien [Novo Brasil], foi publicado em 2010. Guy Helminger foi distinguido com o Prémio Servais em 2002. Além disso, recebeu o Prémio 3sat, em 2004, e o Prémio de Mérito Cultural da sua cidade natal, Esch/Alzette, em 2006.

Guy Helminger estará no Porto de 5 a 9 de setembro. As visitas decorrem nos dias 6 e 7 e são abertas à presença de um jornalista de imprensa. O escritor está também disponível para outro tipo entrevistas e reportagens nos dias antes e depois das visitas. Quando questionado sobre as casas gostaria de visitar no Porto e com que tipo de pessoas gostaria de contactar, Guy Helminger afirmou logo que estaria sobretudo interessado em falar com pessoas que tenham uma fraca ou nenhuma ligação ao mundo da literatura, para com elas poder debater a importânica desta arte.
Nesta mesma altura, Gonçalo M. Tavares visita casas em Frankfurt.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,272,063