Notícias
Oficinas, debates e exposições assinalam hoje o Dia Mundial da Fotografia
Celebração do Dia Mundial da Fotografia estende-se por todo o país
O Dia Mundial da Fotografia é assinalado hoje em diferentes localidades do país, com iniciativas que vão das oficinas e exposições do Centro Português de Fotografia, no Porto, ao debate sobre fotojornalismo, em Paredes de Coura, promovido pela Estação Imagem.
O Centro Português de Fotografia (CPF), no Porto, assinala a data com a oficina infantil "A Persistência do Olhar", e uma nova edição do passatempo "Um Novo Olhar sobre os Clérigos", segundo a sua página na internet.
A oficina infantil "A Persistência do Olhar" prevê a construção de um brinquedo que ilustra o processo de formação da imagem em movimento, e o passatempo "Um Novo Olhar sobre os Clérigos", em parceria com a Irmandade dos Clérigos, prevê o registo fotográfico da Torre, dentro e fora de portas.
|
O CPF tem ainda patentes as exposições "O comércio do Porto", no Centro Comercial Cidade do Porto, construída a partir de imagens do Fundo Aurélio da Paz dos Reis, e, no edifício-sede, "Portugal Inédito", com base nos fundos sobre Portugal do geólogo espanhol Hernández-Pacheco, uma seleção de 40 fotografias, de 1932/1935, além do ensaio "Only you", do artista brasileiro Leonardo Kossoy.
A celebração do Dia Mundial da Fotografia estende-se por todo o país com diversas iniciativas, entre exposições e oficinas ('workshops').
A Casa-Estúdio Carlos Relvas, na Golegã, dedicada ao pioneiro da fotografia, em Portugal, comemora a data com a Mostra das Colecções de Material de Fotografia e Imagem do Século XX, que, segundo a instituição, reúne as peças incorporadas no seu acervo, nos dois últimos anos, através de doações.
Em Santarém, o Coletivo Scalabitano de Fotografia Amadora convidou os cidadãos a entregarem uma imagem de que gostem, para ser exposta na Galeria In.Focus, iniciativa que, durante o verão, ocupa lojas devolutas do centro histórico da cidade.
Em Paredes de Coura, enquanto na praia fluvial do Taboão se realiza o festival, é debatido o Fotojornalismo, no Centro Cultural, que também acolhe uma exposição com trabalhos de fotojornalistas portugueses, de acordo com a autarquia, que apoia a iniciativa.
O debate, moderado por José Pedro Santa-Bárbara, da Estação Imagem, tem início marcado para 15:30, e reúne os fotojornalistas Leonel Castro, do Jornal de Notícias, Paulo Pimenta, do Público, e Rui Duarte Silva, do Expresso.
A Associação Portuguesa de Arte Fotográfica, associação de fotógrafos amadores e profissionais, assinala o Dia Mundial da Fotografia no sábado, dia 20, com uma oficina sobre a evolução técnica e estética da fotografia, de acordo com o seu sítio na internet.
A celebração do Dia Mundial da Fotografia tem origem na apresentação oficial do daguerreótipo, a 19 de agosto de 1839, dois anos depois de inventado pelo francês Louis Daguerre.
in Diário de Notícias | 19 de agosto de 2016
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias