"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Katia Guerreiro abre o Festival Caixa a Sul no Algarve

A fadista Katia Guerreiro, acompanhada pela Orquestra Clássica do Sul (OCS) e sob a direção do maestro Rui Pinheiro, abre o Festival Caixa a Sul.

 

Este espetáculo realiza-se ainda na Praça da República, em Beja, no dia 14, e no Calçadão Nascente de Quarteira, no concelho de Loulé, no dia 20.

A criadora de Segredos tem atuado regularmente com várias orquestras, designadamente a Metropolitana de Lisboa e a francesa da Baixa-Normandia, e, nestes espetáculos, aos músicos da OCS junta-se o seu trio, composto por Pedro de Castro, na guitarra portuguesa, André Ramos, na viola, e Francisco Gaspar, na viola baixo.

O Festival Caixa a Sul prolonga-se até 20 de agosto, num total de cinco espetáculos - todos com início às 22:00-, e conta ainda com as participações de Vitorino e Janita Salomé e os Cantadores de Redondo e propõe "uma programação eclética", afirma a orquestra em comunicado.

No dia 10 de agosto, a zona ribeirinha da Fuseta, no concelho de Olhão, "recebe a OCS para um concerto de música 'light', com um programa que reúne uma proposta de top 10 de obras de música clássica".

O programa da Fuseta inclui, entre outras composições, a abertura da ópera As bodas de Fígaro de Mozart, a peça A gruta de Fingal, de Mendelssohn, Vozes da primavera, de Johann Strauss, as Danças Húngaras, de Brahms, e ainda obras de Haendel, Bach, Beethoven, Rossini, Grieg e Elgar.

A praia da Angrinha, em Ferragudo, no concelho de Lagoa, é o palco para o espetáculo o espetáculo Clássico EnCante, que segundo a mesma fonte é "um formato que nasceu no festival do ano passado e que continua a ser uma aposta da OCS".

Vitorino, Janita Salomé e os Cantadores de Redondo juntam-se à OCS num programa "que associa a tradição coral polifónica do cante alentejano aos temas tradicionais acompanhados por orquestra".

O programa, segundo fonte da OCS, inclui temas do cancioneiro tradicional alentejano e dos repertórios dos artistas.

A Orquestra Clássica do Sul, criada em 2013, é a herdeira do património da extinta Orquestra do Algarve, fundada em 2002, tem como "finalidade principal a promoção e a divulgação da música erudita, junto de diferentes públicos, num espaço geográfico de atuação agora mais amplo e diversificado que se alarga ao Alentejo, Península de Setúbal e Andaluzia, no sul de Espanha", explicou à Lusa fonte da OCS.

No ano passado assistiram ao Festival Caixa a Sul 5.000 espetadores, segundo dados da OCS.

>> Mais informações aqui.


in Diário de Notícias | 5 de agosto de 2016

no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Diário de Notícias 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,877,730