"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Aljustrel :: Artistas estrangeiras desenvolvem projetos com comunidade local

A Câmara Municipal de Aljustrel, em conjunto com a Atalaia Artes Performativas, vai promover duas residências artísticas durante os meses de julho e agosto, no recém-criado Centro d’Artes de Aljustrel.


O Atalaia Artes Performativas compreende um programa de residências de criação que irá culminar com a realização de um Festival de Artes Performativas, reunindo, no Baixo Alentejo, nomeadamente em Almodôvar, Ourique e Aljustrel, um conjunto de criadores nacionais e internacionais.

No que toca a Aljustrel, a primeira residência está a decorrer desde ontem (dia 20) a 8 de agosto com a pianista e compositora de música clássica contemporânea, sul-coreana, Ji Sun Yang.

Esta artista pretende desenvolver o seu trabalho de música participativa “SMALL, Small, small, small. Para tal, com a colaboração de cerca de uma dezena de músicos, amadores, profissionais ou da comunidade em geral, e de preferência percussionistas, vai usar apenas instrumentos acústicos, materiais encontrados em Aljustrel, em bruto, ou fabricados. Os músicos vão experimentar estes diferentes materiais, os seus sons, numa relação interdependente com os sons do espaço envolvente.

O segundo projeto, Olhar passageiro, Música e Artes Visuais da artista Érika Machado (Brasil), em colaboração com Filipa Bastos (Portugal) realizar-se-á de 2 a 30 de agosto. Subordinado ao tema “Como transformar uma ideia, ou muitas ideais numa música”, as artistas propõem-se compor pelo menos uma música e um vídeo com influências da cultura aljustrelense e tomando como ponto de referência os seus olhares estrangeiros à realidade do local. Os interessados em participar neste projeto terão oportunidade de gravar as suas vozes, criar melodias, escolher baterias, fazer desenhos e colagens. Os materiais utilizados serão a “imaginação e o trabalho coletivo” sob orientação das artistas.

As inscrições para participar nestes dois projetos podem ser efetuadas presencialmente no Centro d’Artes ou por email centro.artes@mun-aljustrel.pt.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"Seraphina - Uma aventura da cidade para o campo"

A Yellow Star Company apresenta o espetáculo sensorial e musical concebido especificamente para bebés dos 0 aos 4 anos no Auditório Taguspark, em Oeiras, e para a sessão de 7 de dezembro (sábado), às 10h30, temos para oferta 2 packs de família até 3 pessoas cada.

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
99,213,647