"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Haverá uma banda à varanda e o público deve “elevar as orelhas”

Músicos vão ocupar varandas de um largo de Vila Real. 

 

Chama-se “Banda à Varanda” e está marcado para dia 27, às 22h00, no Largo da Capela Nova, em Vila Real. É um concerto integrado no projeto Mátria – Uma Ópera para o Douro.

Os músicos vão ficar distribuídos por diferentes varandas dos edifícios situados naquele largo “numa interação musical que se espera surpreendente”.

“Partindo do universo das bandas filarmónicas – tão importantes na construção e afirmação musical da região – a performance inspira-se nesse mundo mais tradicional, mas projeta-se para novas sonoridades”, explica a organização em comunicado.

A música foi escrita por dois jovens compositores, Ângela da Ponte, doutorada em Composição pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, e Fábio Videira a concluir o mestrado, também em Composição, no Real Conservatório de Antuérpia, na Bélgica.

Juntamente com os dois compositores, com Valter Palma e também com Ángel Fragua, o clarinetista Luís Filipe Santos assume a direção artística deste projeto e convida o público a “elevar as orelhas ao alto e testemunhar aquela que será a primeira edição de uma iniciativa que pretende ‘abarandalhar’ quem dela comungar”.

 

O povo cedeu as varandas

A iniciativa “Banda à Varanda” conta com a participação de músicos das bandas de Mateus, Portela, São Mamede de Ribatua e da Orquestra de Sopros do Conservatório Regional de Música de Vila Real.

Os moradores e comerciantes do Largo da Capela Nova cederam as suas varandas para a realização do evento.

O concerto faz parte da programação de Vila Real Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2016 e está integrado no projeto Mátria, que tem como entidade promotora a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e como objetivo principal a criação de uma ópera baseada na obra de Miguel Torga.

Para o vice-reitor Artur Cristóvão, “o Mátria é um projeto de território, que se constrói com o envolvimento ativo dos atores culturais da comunidade”.

"Com a iniciativa 'Banda à Varanda' mostra-se e promove-se um importante recurso cultural desta região, as suas bandas de música. Assim se faz cultura e se anima o território”, realça.


por Olímpia Mairos, in Rádio Renascença | 20 de julho de 2016

no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,877,966