"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Festival de Marvão inaugura parceria transfronteiriça

Edição 2016 do evento começa esta sexta-feira. Programa inclui dois concertos na vizinha localidade espanhola de Valência de Alcântara

Em 2015, a Orquestra Gulbenkian atuou no Concerto de Abertura do festival  |  Direitos reservados

 

O Festival Internacional de Música de Marvão (FIMM) apresenta este ano a novidade de dois concertos em Valência de Alcântara, povoação vizinha do lado espanhol (foi efemeramente portuguesa na época da Restauração), e em locais historicamente muito representativos: a antiga Sinagoga, hoje um espaço museológico (dia 25); e a Catedral de Rocamador, palco, em setembro de 1497, do casamento de D. Manuel com Isabel de Aragão, já viúva do nosso infante D. Afonso (dia 29).

O FIMM arranca esta sexta-feira (dia 22) com um Concerto de Gala no Pátio do Castelo, a quase 900 metros de altitude, em que será solista o jovem clarinetista português Horácio Ferreira, músico que terá uma participação "panorâmica" no Festival: "além desse concerto com orquestra, surgiu a oportunidade de tocar com o Quarteto Novus [dia 24], que é um excelente quarteto de cordas, e de fazer um recital com David Békker [dia 26]", este, o pianista com quem, a partir de outubro e até maio de 2017 empreenderá uma digressão por muitas das principais salas de concerto europeias, na qualidade de artistas Rising Star da ECHO (European Concert Hall Organization). O "batismo" é, diz-nos, "a 19 de outubro, no Auditório da Guildhall School, no Barbican Centre, em Londres". Na bagagem, entre vários clássicos do repertório, levará a obra Crazy: "é uma composição para clarinete solo do finlandês Kimmo Hakola que me foi dedicada e que irei estrear".

Horácio regressa após estreia na edição 2015, da qual recorda "a hospitalidade, o ambiente familiar e acolhedor e a ligação muito forte entre artistas e público que ali se estabelece, algo que não é muito usual acontecer e que me agrada". O jovem terá atrás de si a Orquestra de Câmara de Colónia, dirigida por Christoph Poppen, também o diretor artístico do evento.

Horácio, 1.º Prémio e Jovem Músico do Ano do Jovens Músicos 2014, foi recente vencedor de um concurso na Lituânia e estuda atualmente em Paris, a nível privado, com Nicolas Baldeyroux, 1.º clarinete solista da Orchestre Philharmonique de Radio France.

A 3.ª edição do FIMM apresenta um total de 30 concertos de vários tipos, incluindo dois dirigidos a crianças e dois a cargo do Conservatório Regional de Portalegre, instituição que pelo segundo ano se associa ao Festival.

 

Músicos portugueses e de fora
Além de Horácio, outros portugueses marcam presença em Marvão: o oboísta João Miguel Moreira da Silva (dias 25 e 28), o pianista Raúl Peixoto da Costa (dia 23), o violetista Lourenço Macedo Sampaio (com o seu Anglo-Portuguese Ensemble, dias 27 e 31), o Officium Ensemble (direcção de Pedro Teixeira), a 23; e o Coro Gulbenkian, com o veterano maestro Michel Corboz (dia 30).
Mas a participação portuguesa extravasa a música clássica. Além da "festa alentejana" (ver caixa), regista-se ainda a participação do Lisboa String Trio, de Carlos Barretto e José Peixoto, que fará um "sobrevôo" da sua discografia em dois concertos (dias 28 e 30), o primeiro dos quais na mágica Cisterna do Castelo.

Novidade este ano é ainda a Academia de Músicos Amadores, que irá funcionar entre os dias 25 e 29, destinada a não-profissionais de todas as idades. As masterclasses culminarão num concerto conjunto com uma orquestra profissional, no dia 29.

Entre os músicos internacionais que Marvão ouvirá contam-se o soprano Juliane Banse, a violinista Veronika Eberle, o violoncelista Manuel Fischer-Dieskau, o contrabaixista Edicson Ruiz e o Trio de Viena, um dos melhores do mundo. Além da Sinfonietta de Hong-Kong (em estreia cá).


Vitorino, Janita e os seus compadres

Perto do final do Festival, no dia 30, ao final do dia, o pátio do castelo viverá uma verdadeira festa alentejana, com os irmãos Vitorino e Janita Salomé, mais os seus conterrâneos do Grupo de Cantadores do Redondo, o pianista Filipe Raposo (autor dos arranjos orquestrais) e a Orquestra Filarmonia das Beiras, dirigida por António Vassalo Lourenço, o seu titular. Um alinhamento de 17 temas, ora cantados por Vitorino, ora por Janita, ora pelos Cantadores, percorrendo a discografia de um e outro irmãos, canções de José Afonso e tradicionais portuguesas ou especificamente alentejanas.

Todas as informações sobre o 3.º Festival Internacional de Música de Marvão no site marvaomusic.com.


por Bernardo Mariano, in Diário de Notícias | 20 de julho de 2016

no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Diário de Notícias 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,877,976