Notícias
Casa da Memória desafia vimaranenses a construir maqueta
A Casa da Memória (CDMG), em Guimarães, está a preparar um novo núcleo expositivo dedicado às memórias da antiga Fábrica de Plásticos Pátria, em forma de documentos, imagens e objetos.
Com o objetivo de envolver os vimaranenses neste projeto, serão lançados dois desafios: a construção de uma maqueta da Fábrica Pátria em LEGO® e o empréstimo para exposição de peças nela produzidas. A construção da maqueta da fábrica em LEGO® irá decorrer este domingo, dia 24 de julho, às 11h00, às 13h00 e às 15h00. A participação é livre, contudo os lugares são limitados a 30 pessoas por sessão.
A construção da maqueta contará com o apoio da PLUG Associação Portuguesa de Utilizadores de LEGO®, desafiando, dos mais novos aos mais velhos, a reconstruirem a fábrica usando este material. Porquê em LEGO®? Talvez possa contribuir para um regresso ao passado, às memórias dos momentos de infância dedicados à construção inventiva do nosso imaginário. Por outro lado, o LEGO® representa num sentido literal, o material que a fábrica produzia – o plástico.
Para além da construção da maqueta, a CDMG apela a que a comunidade vimaranense contribua com objetos da antiga Fábrica Pátria, talvez esquecidos em velhos baús familiares. Com a ajuda e cooperação de todos, a Casa da Memória tornar-se-á, cada vez mais, num espaço de acolhimento e interpretação das memórias de todos os vimaranenses.
Recordamos que a Casa da Memória situa-se no antigo espaço industrial que albergou a Fábrica de Plásticos Pátria, uma indústria vimaranense com tradição na produção de pentes, ganchos, travessões e outros objetos de plástico, tais como pequenos brinquedos. Constituída por um edifício administrativo e por três hangares industriais, dos quais restam dois, a fábrica foi convertida na atual Casa da Memória pelo projeto dos arquitetos Miguel Guedes e Carlos Melo Dias.