"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

“Francofonia”, de Aleksandr Sokurov

Dia 14 de julho, data que coincide com o dia da Festa Nacional francesa, também conhecida como Dia da Bastilha, é a data de estreia nacional do filme “Francofonia”, uma obra do cineasta russo Aleksandr Sokurov (internacionalmente reconhecido pelo célebre “A Arca Russa”, sobre o museu Hermitage), e coproduzida pelo Museu do Louvre.

 

Estreia a 14 de julho em exclusivo na Medeia Filmes. 


Sinopse

1940. Paris, uma cidade ocupada. E se, no decorrer dos bombardeamentos, a guerra levasse a Vénus de Milo, a Mona Lisa, a Jangada da Medusa? O que aconteceria a Paris sem o Louvre? Dois homens em lados opostos – Jacques Jaujard, diretor do Louvre, e o Comandante Franz Wolff-Metternich, chefe da comissão alemã para a proteção das obras de arte em França – aliam-se para preservar os tesouros do museu. Através da narração desta história pouco conhecida, Aleksandr Sokurov faz uma reflexão sobre a relação entre a arte, o poder e a cultura.

Ao longo da sua vasta filmografia – documentário, ficção e outras obras entre os dois géneros – Aleksandr Sokurv tem demonstrado que para si um museu é muito mais do que apenas um lugar para preservar arte. Os museus são o verdadeiro ADN de uma civilização, órgãos vivos de uma cidade onde bate o coração de uma nação. A partir de “Francofonia”, o realizador explora um capítulo da História que podemos conhecer, mas sobre o qual não sabemos todas as suas circunstâncias. Tendo como cenário a história do Museu do Louvre e as suas obras de arte, Sokurov aplica a sua visão pessoal e única através com encenações e arquivos para nos apresentar um fascinante retrato das personagens reais Jacques Jaudard e Wolff-Metternich.

Este filme, com um forte carácter filosófico, é um importante testemunho sobre um dos maiores museus do mundo, e sobre a importância das instituições museológicas e do património no geral – a certa altura, o realizador interroga-se: “Quem seríamos nós sem os museus?”. Esta obra reflete também sobre a relação entre a arte, o poder e identidade, em particular na Europa.
>> + info

 

FRANCOFONIA, um filme de ALEKSANDR SOKUROV from Leopardo Filmes on Vimeo.

 >> + info: http://www.leopardofilmes.com/

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,277,042