"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Morreu o ator Camilo de Oliveira

Foi uma das grandes figuras da comédia em Portugal. Tinha 91 anos.

 Em ação na SIC [DR]

 

O ator Camilo de Oliveira morreu no sábado à noite, aos 91 anos, informou à Lusa fonte da família.

Segundo fonte familiar, Camilo de Oliveira, que dedicou a sua vida à comédia portuguesa, morreu no sábado às 20h10 em Lisboa. De acordo com a mesma fonte, está prevista uma cerimónia na Basílica da Estrela na terça-feira.

Segundo a SIC, canal que passou uma parte importante da sua carreira, o ator estava internado nos cuidados paliativos há algum tempo. Lutava contra dois cancros, um na próstata e outro nos intestinos.

Natural da Figueira da Foz, Camilo era um homem do palco literalmente desde que nascera, a 23 de Julho de 1924. O parto aconteceu nos camarins do teatro do Grupo Caras Direitas, em Buarcos, que pertencia à avó e onde a mãe representava uma peça. Foi depois com nove anos que começou a carreira de ator, ainda na companhia itinerante da família. Mais tarde trocou a Figueira da Foz por Lisboa e estreou-se no teatro de revista em 1951 com Lisboa é Coisa Boa.

Já era muito conhecido como ator de revista, mas a televisão tornou-o ainda mais popular. Entre 1995 e 2009 foi protagonista em sete séries de comédia, nas quais a sua personagem se confundia com ele próprio, sendo sempre apenas "Camilo". A SIC apresentou Camilo & Filho, em 95, As Aventuras de Camilo, dois anos depois, Camilo na Prisão, em 98, A Loja de Camilo, no ano seguinte. Em 2002 foi na RTP1 que surgiu Camilo, o Pendura, mas em 2005 e 2006 regressou à SIC com Camilo em Sarilhos e Camilo, o Presidente, em 2009/2010.

A partir de 2012 aparece mais esporadicamente em programas televisivos e inicia uma luta contra o cancro, que o obriga a retirar-se. Durante a sua longa carreira, que inclui 47 revistas à portuguesa, contracenou com grandes nomes do teatro como Beatriz Costa, Raul Solnado, Vasco Santana e Ribeirinho.

O ator tinha-se afastado definitivamente da televisão e do teatro em 2015.


por LUSA, in Público | 3 de julho de 2016

Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público
 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,880,738