"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Prémio Internacional Terras sem Sombra entregue em Sines

O músico e programador Michael Haefliger, o arqueólogo sírio Khaled al-Asaad e a Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal são os distinguidos.


Destinado a homenagear uma personalidade ou uma instituição que se tenha salientado, ao nível global, nos três pilares que caracterizam o Terras sem Sombra: Música e Musicologia; Valorização do Património Cultural; e Salvaguarda da Biodiversidade, o Festival instituiu, em 2011, o Prémio Internacional Terras sem Sombra.

A escolha dos recipiendários é da responsabilidade de um júri internacional, designado pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, a entidade promotora do Festival. O Prémio Internacional Terras sem Sombra 2016, será entregue no dia 2 de Julho, às 18h30, em Sines, no Auditório do Centro das Artes, pelo ministro da Cultura, Embaixador Luís Filipe de Castro Mendes e consta de um diploma e de uma obra de arte encomendada à artista plástica Beatriz Horta Correia.

Na área de Música e Musicologia, o Prémio Internacional Terras sem Sombra é entregue ao violinista e programador alemão Michael Haefliger, de 55 anos, que esteve associado desde sempre a grandes festivais europeus e é desde 1999, director do Lucerne Festival, ao qual imprimiu um novo impulso, designadamente na programação de música contemporânea e na captação de públicos jovens.


A título póstumo o Prémio na área de Património Cultural distingue o arqueólogo sírio Khaled al-Asaad (1934-2015), que nasceu e morreu em Palmira, torturado e assassinado pelo grupo terrorista autodesignado Estado Islâmico para que revelasse a localização de artefactos escondidos, nomeadamente em ouro. Acabou por ser decapitado e o seu corpo colocado num poste de um semáforo, numa avenida da cidade nova, perto das ruínas de Palmira. Foi um aviso à população para que acatasse o regime de terror; o crime, no entanto, suscitou um efeito contrário, tal o respeito votado ao labor de Asaad. O sacrifício do antigo director do Departamento de Arqueologia de Palmira fez dele um “mártir da causa do património”, como reconheceu a UNESCO. A laudatio do distinguido será pronunciada pelo ex-presidente da República, Jorge Sampaio, e o galardão será recebido por uma jovem e um jovem sírios, que estudam arqueologia nas universidades de Lisboa e Coimbra.



O Prémio na categoria de Salvaguarda da Biodiversidade será entregue à Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal (AAPEF), fundada em 1996, dois anos depois da criação do parque, pela autarquia, na zona montanhosa sobranceira à cidade.
O programa de reflorestação do parque, com uma área de dez quilómetros quadrados, tinha por objectivo recuperar as formações vegetais primitivas, minimizar as condições de propagação de fogos, reduzir a erosão e diminuir os efeitos catastróficos das cheias, da infiltração das águas e reforçar as nascentes. A AAPEF surgiu com o objectivo de mobilizar voluntários para os trabalhos com o projecto "Oásis num deserto de montanha", numa área que estava completamente desertificada. Em Agosto de 2010, um incêndio destruiu aproximadamente 90% da vegetação plantada e a AAPEF, determinada em colaborar com a natureza na recuperação da biodiversidade, plantou cerca de 50.000 plantas, exclusivamente com trabalho voluntário, pertencentes a 41 espécies endémicas e indígenas da Madeira.
A sessão termina com um recital da soprano Ana Cosme e do pianista Nuno Lopes.



 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,880,630