"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

École de Maîtres com a mais elevada participação nacional de atores

Foram selecionados 40 candidatos de grande qualidade, representando os melhores entre os atores da nova geração. No passado domingo (19 de junho) realizaram-se audições nacionais no Teatro Académico de Gil Vicente.

O projeto, liderado em Portugal pelo Teatro Académico de Gil Vicente, em parceria com o Convento São Francisco / CMC, selecionou 4 atores para integrarem o projeto coletivo École de Maîtres que, este ano, será orientado pela encenadora convidada Christiane Jatahy (Brasil), criadora que esteve em destaque no último Festival Alkantara. O espetáculo final, resultado do estágio internacional, será apresentado em Portugal, Itália, Bélgica, França e Croácia, países parceiros do projeto:

10 de setembro – Roma
14 de setembro – Coimbra (Convento de São Francisco)
18 de setembro – Zagreb
21 de setembro – Bruxelas
24 de setembro – Reims
28 de setembro - Caen

O TAGV integra assim um dos projetos mais significativos de formação teatral avançada: o projeto europeu École des Maîtres – Curso Internacional de Aperfeiçoamento Teatral. A edição de 2016 decorre em parceria conjunta com o Convento de São Francisco/CM Coimbra e o Coletivo 84.
A École des Maîtres é um projeto único de formação para jovens atores profissionais. O trabalho assenta na troca de experiências sobre práticas de encenação, bem como nos diferentes métodos de criação teatral em diferentes línguas. A cada ano, o curso reúne atores de vários países europeus (Portugal, Itália, Bélgica, França e Croácia) em torno de um encenador de referência internacional que, para esta edição, contará com a direção artística da encenadora e cineasta Christiane Jatahy.
Trata-se de um curso internacional itinerante de aperfeiçoamento teatral, aberto a atores europeus, com idades entre os 24 e os 34 anos. O curso tem o apoio de cinco países europeus - Portugal, Itália, Bélgica, França e Croácia - e tem como objetivo relacionar jovens atores, oriundos de escolas de teatro europeias e com experiência profissional, com encenadores de renome internacional. Juntos participarão assim num trabalho baseado no encontro e no intercâmbio de conhecimentos, de metodologias e de práticas artísticas, partindo de textos, línguas e linguagens teatrais distintos, sob a forma de um workshop itinerante, com a duração de um mês e meio.
Os 4 atores selecionados para a edição 2016, que decorreu no passado domingo (19 de junho), no TAGV, e que teve como júri Nuno M Cardoso (Teatro Nacional São João), Ricardo Correia (Casa da Esquina/Coimbra), Fernando Matos Oliveira e Mário Montenegro (Teatro Académico de Gil Vicente) são: Ana Costa, João Villas-Boas, Teresa Coutinho e Vera Kolodzig.


Ana Costa (1984), com formação em teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa, depois de uma licenciatura em Antropologia pela Universidade Técnica de Lisboa. Com criações já apresentadas em festivais nacionais e internacionais e, recentemente, no Anozero - Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra 2015. Em teatro trabalhou com Francisco Campos, Mónica Calle, António Simão (Artistas Unidos), José Rui Martins (Trigo Limpo - Teatro Acert), entre outros. Participou em televisão e cinema.


João Villas-Boas (1982), concluiu a formação académica em Coimbra, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e, logo a seguir, a formação de ator na ACT. Participou como ator em peças assinadas por Daniel Gorjão/TNDMII, Gonçalo Amorim/TNSJ e Teatro São Luiz, Miguel Loureiro, Festival Materiais Diversos, e com Luís Miguel Cintra/Teatro da Cornucópia e TNDMII, entre outros. Em cinema, participou, entre outros, no filme "As Linhas de Wellington" ou "Mistérios de Lisboa").

 

Vera Kolodzig (1985), com formação em teatro em Londres e Nova Iorque, é conhecida pelas participações em televisão mas também com trabalhos em teatro (Teatro Taborda, Teatro Sá da Bandeira, Teatro Estúdio Mário-Viegas, Rivoli Teatro Municipal, Teatro da Barraca, entro outros espaços) e cinema.


Teresa Coutinho (1988), com formação em interpretação pela Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa (ESTC), e pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, no Porto (ESMAE), desenvolveu também a sua formação teatral na Culturgest, com Beatriz Batarda, na École Jacques Le Coq em Paris. Trabalhou com nomes da encenação como Faustin Liyekula (TNDMII), Rogério de Carvalho, Tiago Rodrigues, Beatriz Batarda, Mónica Calle, Marcello Urgeghe, entre outros, ou como atriz em produções do Teatro Meridional, Artistas Unidos, TNDMII. Com participações em cinema e televisão.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,277,312