"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Cinco Graus de Diferença

Uma peça radiofónica em quatro reportagens vai para o ar na Rádio Universidade de Coimbra (RUC), no próximo dia 20 de junho, Dia Mundial do Refugiado.

 

"Uma peça de teatro radiofónico. Quatro reportagens na RUC. Cinco graus de diferença a separar a latitude de Portugal e da Síria. Mas entre os paralelos dos povos há um abismo de 20 milhões de pessoas em fuga."

Uma peça de teatro radiofónico. Quatro reportagens na RUC. Cinco graus de diferença a separar a latitude de Portugal e da Síria. Mas entre os paralelos dos povos há um abismo de 20 milhões de pessoas em fuga.

A partir de uma investigação de alguns meses, relatam-se algumas das realidades por que passam os refugiados, desde o campo na Jordânia até à sua chegada e acolhimento em Portugal.
CINCO GRAUS DE DIFERENÇA tem a assinatura de Ana Maria Mula, Carlos Campos, João Janicas, Railson Almeida e Thomaz Paiva e é uma iniciativa do Mestrado em Estudos Teatrais e Performativos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com coordenação de Carlos Costa, em parceria com o Centro de Refugiados Paz / Peace, RUC, CITAC e TAGV.
Carlos Costa (Porto em 1969) é o fundador e codiretor artístico do projeto artístico Visões Úteis onde trabalha como dramaturgo, encenador e ator. Iniciou a atividade artística no CITAC – Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra com Paulo Lisboa, João Grosso, e Andrejev Kowalski e posteriormente de Anatoli Vassiliev, Marcia Haufrecht e Abraxa Teatro, entre outros. No início do Visões Úteis desenvolveu trabalho de ator com encenadores como Nuno Cardoso, António Feio, João Paulo Seara Cardoso, Carlos Curto, José Wallenstein, Diogo Dória e Paulo Lisboa.
CINCO GRAUS DE DIFERENÇA integra-se no chamada internacional "The Syrian Monologues" promovida pela Companhia de Teatro da Palestina ASHTAR Theatre, que desafiou os artistas europeus a contatarem comunidades de refugiados e a encetarem processos criativos inspirados pelas respetivas experiências. Além da Universidade de Coimbra, estão também envolvidas organizações artísticas da Alemanha, Brasil, França, Irlanda, Itália, Reino Unido, Ruanda e Sri Lanka.

CITAÇÃO DA ABERTURA DA PEÇA
EM QUE ESTA SE APRESENTA COMO SE FOSSE UMA REPORTAGEM DA RUC
LOCUTOR 1 _ Hoje é o Dia Mundial do Refugiado. Atualmente existem no mundo cerca de 60 milhões de pessoas deslocadas e desses, 20 milhões são considerados refugiados.
Só as populações síria, afegã, sudanesa, somali e congolesa no seu conjunto totalizam mais de 8 milhões.
Sete milhões de sírios, um terço dos que viviam no país em 2011, abandonaram as suas casas e 2 milhões estão em nações vizinhas.
Durante os últimos meses, alguns elementos da RUC tiveram a oportunidade de investigar a situação dos refugiados.
Aproveitamos o Dia Mundial do Refugiado para passar uma primeira série de quatro pequenas reportagens, intituladas CINCO GRAUS DE DIFERENÇA, que dão conta de algumas das realidades por que passam, desde o campo de refugiados na Jordânia até à sua chegada e acolhimento em Portugal.


CITAÇÃO
DE UMA PERSONAGEM ENTREVISTADA
ANA _ Pensa nisto. Estás em Coimbra, sais de casa, vais visitar uns amigos ou família, voltas a casa, tiras a chave do bolso para abrir a porta, mas ela não existe, nem a porta, nem a casa. Nada, só tijolos. E depois, no instante seguinte, atendes o teu telefone e dizem-te: o teu irmão acabou de morrer... (Pausa curta)
Há muito pior, como já te contei. Depois disso, não lhe resta mais nada. Pegam nos filhos e vêm para cá ou para outros sítios. Quem pode lutar fica, mas quem tem filhos... Quem está cá vai sabendo o que se passa lá pelo telefone. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,880,609