"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Richard Ford vence Prémio Princesa das Astúrias de Literatura

O prémio foi anunciado esta quarta-feira em Oviedo, Espanha.

Richard Ford [AFP Photo / Charly Triballeau]

O escritor norte-americano Richard Ford é o Prémio Princesa das Astúrias de Literatura 2016.

O júri do prémio justificou a decisão pela qualidade de um trabalho onde se destaca a épica irónica e minimalista que define as suas personagens, enredo e argumentos. Acrescentando: “o cuidado no detalhe e nas descrições, o olhar sombrio e denso sobre o quotidiano de seres anónimos e invisíveis, conjugam a desolação e a emoção dos seus relatos. Tudo isto torna Ford um narrador profundamente contemporâneo e o grande cronista do mosaico de histórias cruzadas que é a sociedade norte-americana.”

A candidatura do autor de Dia da Independência, Francamente, Frank, CanadáA Pele da TerraPecados Sem ContaMulheres e Homens ou O Jornalista Desportivo foi proposta por anteriores premiados como os escritores Antonio Muñoz Molina (2013) e John Banville (2014) e também pelo editor Sigrid Rausing. 

“Sinto que isto deve ser um engano, mas mesmo assim sinto-me muito honrado por ter sido incluído na lista, ainda que por erro”, afirmou o escritor norte-americano Richard Ford esta quarta-feira de manhã ao PÚBLICO depois do anúncio de que era ele o vencedor de 2016 do Prémio Princesa das Astúrias de Letras.

A ironia da reação é a mesma que colocou na personagem de Frank Bascombe, o antigo jornalista desportivo tornado agente imobiliário da tetralogia de que fazem parte romances como o Dia da Independência(Prémio Pulitzer e Pen/Faulkner em 1995, com edição em Portugal da Presença em 1998) e Francamente, Frank publicado este ano pela Porto Editora.

Aos 72 anos, Richard Ford sucede a nomes como Leonardo Padura, Jonh Banville, Philip Roth, Margaret Atwood ou Leonard Cohen como vencedor de um dos mais prestigiados prémios literários internacionais, que distingue a obra de um escritor publicado em língua castelhana.

E justamente no ano em que a sua personagem mais famosa completa 30 anos de existência e através da qual narra a atualidade política, social, económica e cultura de um país em toda a sua complexidade. “Fazer personagens não é muito diferente de nos imaginarmos sendo outra pessoa. Como foi escrever agora sobre Bascombe? Foi um prazer. É uma personagem com a capacidade de me absorver inteiramente e de me permitir falar das coisas mais importantes que eu conheço, não sendo eu. E há também uma coisa muito importante para mim: quero que ele seja ao mesmo tempo sério e divertido”, afirmou Richard Ford numa entrevista ao PÚBLICO a propósito do mais recente título, Francamente, Frank.

Na ação deste último livro, Frank Bascombe reformou-se e reavalia a sua vida num momento de ruturas. São quatro histórias que decorrem no rescaldo da destruição provocada pelo furacão Sandy, em 2012, e que foi particularmente violento na costa de New Jersey, o Estado onde a personagem vive.

“Interroguei-me, a partir dele, sobre consequências de coisas que sem ele não teria colocado. Consequências de grandes acontecimentos. Foi um meio para me ligar a grandes acontecimentos naturais, como os incêndios florestais. Ou da vida, como guerras, grandes amores, grandes paixões. Esse é o meu trabalho”, referiu ainda sobre o ponto atual de vida de uma personagem que construiu tinha 39 anos e o acompanhou ao longo de parte de um percurso literário que o coloca entre os grandes narradores da América atual.

Ainda sobre o prémio no valor de 50 mil euros que agora lhe foi atribuído, Ford agradece à sua editora em Espanha, a Anagrama, e diz: “Vou continuar a fazer o que fazem os escritores. Sempre que alguém ganha um prémio prestigiante penso que é um dia bom para a literatura. Sinto-me dessa forma agora.”

 


por Isabel Lucas, in Público | 15 de junho de 2016

Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,880,883