"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"A Rota da Porcelana"

Depois do êxito de A lebre de olhos de âmbar, o escritor e oleiro inglês escreve sobre a sua obsessão: a porcelana.

A Sextante Editora publica, a 16 de junho, o novo livro de Edmund de Waal, A rota da porcelana, onde narra a história de uma (a sua) obsessão: a delicada, preciosa e luminosa porcelana. Autor de A lebre de olhos de âmbar, aclamado pela crítica estrangeira e portuguesa, Edmund de Waal é um prestigiado oleiro e o seu trabalho em porcelana já figurou em exposições em todo o mundo. Foi essa sua paixão que o levou a escrever o seu novo livro. Aqui, leva-nos numa peregrinação pela história deste «ouro branco», e conta-nos a história dos homens do último milénio, acompanhado pelo jesuíta D’Entrecolles, enviado à China do século XVIII, pelo cientista Tschirnhaus, amigo de Leibniz e Espinosa, pelo dissoluto Böttger, reinventor da porcelana no Ocidente, e pelo quaker William Cookworthy.

O LIVRO
«Há outras coisas no mundo que são brancas, mas, para mim, a porcelana está primeiro.»
Um punhado de barro de uma encosta chinesa contém uma promessa: a de que, misturado com os materiais adequados, poderá sobreviver ao fogo do forno e fundir em porcelana – translúcida, luminosa, branca.
O consagrado escritor e oleiro Edmund de Waal lança-se numa demanda, uma viagem que se inicia na poeirenta cidade de Jingdezhen na China e vai passar por Veneza, Versailles, Dublin, Dresden, os Montes Apalaches da Carolina do Sul e as colinas da Cornualha, para contar a história da porcelana.
Ao longo do caminho, Edmund de Waal cruza-se com as testemunhas da criação da porcelana: aqueles que foram inspirados, tornados ricos ou doentes por ela, e os muitos cujas vidas, mentes e corpos foram vergados por esta obsessão. Ela dura há mais de um milénio e toca alguns dos mais trágicos momentos da nossa história recente.

A leitura destes encontros íntimos e empolgantes com as gentes e as paisagens da porcelana lança-nos de forma irresistível nos braços da paixão por este raro material, o «ouro branco», com que ele trabalha há décadas e que é um dos pilares da nossa civilização.

O AUTOR


Edmund de Waal nasceu em 1964, em Nottingham, Inglaterra, e é um artista oleiro cuja porcelana é exibida em museus e galerias de todo o mundo. O seu livro de estreia, A lebre de olhos de âmbar, também publicado pela Sextante Editora, foi um enorme sucesso, tendo recebido os prémios RSL Ondaatje, Costa Biography e Windham-Campbell, da Universidade de Yale. Vive com a sua família em Londres.


IMPRENSA
Este livro transforma um tema potencialmente esotérico numa história verdadeiramente notável.
Publisher’s Weekly
Uma história cativante e rica de ensinamentos sobre a obsessão pelo fabrico da porcelana.
The Independent


Título: A Rota da Porcelana
Autor: Edmund de Waal
Tradutor: Maria Lúcia Lima
Págs.: 392
PVP: € 17,70

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,762,068