"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Setembro com Festival Caixa Alfama - Aqui mora o fado

Carminho, Gisela João, Raquel Tavares e Ricardo Ribeiro participam este ano na 4.ª edição do Festival Caixa Alfama 2016 - Aqui Mora o Fado, em Lisboa, no bairro de Alfama, e na sua dezena de palcos.

O festival, que decorre nos dias 23 e 24 de setembro, conta ainda com as participações de FF e Maura Airez, e divide-se pelo palco Caixa, junto ao rio, por dois palcos no Museu do Fado - no auditório e no restaurante -, outro, no Largo das Alcaçarias, e ainda na igreja de S. Miguel, no Clube Sportivo Adicense, na Sociedade Boa União e no Centro Cultural Dr. Magalhães Lima, mais dois novos palcos situados no largo da igreja de Santo Estevão e no Clube Lusitano.

A iniciativa Fado à Janela volta a acontecer nos largos do Chafariz de Dentro e no de São Miguel em Lisboa.

Raquel Tavares e Ricardo Ribeiro editaram este ano um novo álbum, respetivamente, Raquel Hoje é assim, amanhã não sei.

A fadista de 31 anos, natural de Lisboa, que recebeu em 2006 o Prémio Amália Revelação e participou no filme O milagre segundo Salomé, de Mário Barroso, definiu à Lusa o novo álbum, editado no mês passado, como aberto ao mundo, refletindo mais experiência e vivências, e uma consciência tranquila das suas origens.

Hoje é assim, amanhã não sei, de Ricardo Ribeiro, saído em abril último, foi produzido por Carlos Manuel Proença, e segundo o fadista, inspirou-se no Orfeu rebelde, de Miguel Torga. 

Ricardo Ribeiro recebeu já os Prémios Amália Revelação e Melhor Intérprete, respetivamente em 2005, e em 2008.

O fadista de 34 anos, participou no filme Fados, de Carlos Saura, em 2007, e no ano anterior a Casa da Imprensa atribuiu-lhe o Prémio Revelação.

Carminho, também distinguida com os Prémios Amália Revelação em 2005 e Melhor Intérprete em 2011, recebeu em 2013 o Prémio Carlos Paredes, tendo ambos os seus primeiros álbuns atingido a marca de dupla platina.

Em novembro de 2014, editou o terceiro álbum, Canto, um disco que conta com o inédito O sol, eu e tu, de Caetano Veloso, e inclui dueto com Marisa Monte, com quem este ano partilhará em julho o palco, em Oeiras, no edpcooljazz, e no Porto, nos jardins da Fundação Serralves.

Gisela João, de 32 anos, natural de Barcelos, editou dois discos, um álbum homónimo, e um disco pela revista Blitz, que reúne diferentes atuações ao vivo. O seu álbum de estreia valeu-lhe o Prémio José Afonso, tendo sido também distinguida com o Prémio Amália Revelação em 2013. Como fadista participou no filme O grande Kilapy (2012), de Zézé Gamboa. E tem atuado em vários palcos europeus.

FF estreou-se há dois anos no fado, com Saffra, um disco que mistura a música de raiz tradicional com o fado, produzido por Tiago Machado, que já produziu álbuns do fadista Marco Rodrigues e compôs, entre outros, para Mariza.

Maura Airez "é uma jovem aposta do Festival Caixa Alfama de 2016 - Aqui mora o fado", disse à Lusa a organização.

"Com apenas com 15 anos, vai espantando em muitos concursos e atuações, preparando-se para, em breve, apresentar o seu primeiro disco; uma revelação a descobrir em setembro, no festival", sublinhou.

Segundo a organização, no ano passado, aos diferentes espetáculos, assistiram 12.000 pessoas.


in jornal Público | 7 de junho de 2016

no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,880,919