"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Escritor brasileiro Raduan Nassar é o vencedor do Prémio Camões 2016

O escritor brasileiro Raduan Nassar é o vencedor do Prémio Camões 2016, o maior galardão literário de língua portuguesa. O anúncio foi feito esta segunda-feira pelo secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, numa conferência de imprensa em Lisboa.

Filho de imigrantes libaneses, Raduan Nassar é natural de Pindorama, em São Paulo.

O escritor lançou o primeiro livro, o romance “Lavoura Arcaica”, em 1975 e voltou aos escaparates três anos depois com "Um Copo de Cólera", escrito durante a ditadura militar. Na década de 90, foi editada a coletânea de contos "Menina a Caminho". A obra do autor de 80 anos, licenciado em Filosofia, está editada em Portugal.

A escolha do júri do Prémio Camões foi por unanimidade. "Através da ficção, o autor revela, no universo da sua obra, a complexidade das relações humanas em planos dificilmente acessíveis a outros modos do discurso. Muitas vezes essa revelação é agreste e incómoda, e não é raro que aborde temas considerados tabu. Essa possibilidade dá-se no uso rigoroso de uma linguagem cuja plasticidade se imprime em diferentes registos discursivos verificáveis numa obra que privilegia a densidade acima da extensão", explicou o presidente do júri, Sérgio Alcides do Amaral.

Com a obra traduzida em várias línguas, Raduan Nassar fez parte, este ano, da lista alargada do Man Booker International Prize com a tradução de "Um Copo de Cólera".

O júri desta 28.ª edição do Prémio Camões foi constituído pela professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Paula Mourão, pelo escritor português Pedro Mexia, pela escritora e professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Flora Sussekind, pelo escritor e professor da Universidade Federal de Minas Gerais Sérgio Alcides do Amaral, pelo reitor da Universidade Politécnica de Maputo, Lourenço do Rosário, e pela professora da Faculdade de Letras de Lisboa e da Universidade de Macau Inocência Mata, natural de S. Tomé e Príncipe.

O Prémio Camões, no valor de 100 mil euros, foi instituído por Portugal e pelo Brasil em 1988, e atribuído pela primeira vez em 1989, ao escritor Miguel Torga (1907-1995).

No ano passado, foi distinguida a escritora portuguesa Hélia Correia.

 


in Rádio Renascença | 30 de maio de 2016

no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,880,625