Notícias
"Seis dias e sete noites" de encontros em Lisboa
Teatro, música, dança, poesia, debate, workshop, três bailes na rua e cinema dão vida aos terceiros encontros "Arte, Escola e Comunidade".
O Teatro da Trindade, em Lisboa, vai organizar "seis dias e sete noites" de espetáculos, com base em projetos artísticos de escolas e associações, nos terceiros encontros "Arte, Escola e Comunidade", que começam esta segunda-feira e prosseguem até domingo.
Ao todo, segundo o teatro, serão 13 produções de "teatro, música, dança, poesia e 'performance'", além de um debate, um workshop, uma sessão de "Poetry Slam" e de três bailes na rua, aos quais se juntará, depois, o Cinema Ideal, com o ciclo dedicado a "Práticas na Comunidade", que vai mobilizar filmes, documentários e realizadores, de 2 a 7 de junho.
Entre as iniciativas, o Teatro da Trindade destaca os 30 anos da Crinabel Teatro, "uma referência do trabalho teatral na área da saúde mental", desenvolvido pela cooperativa de ensino especial, o espetáculo de dança inclusiva da Vo'Arte "Edge", e a segunda edição do "Poetry Slam do Trindade", numa parceria com o Festival Silêncio.
O Teatro da Trindade INATEL lançou estes encontros em 2010 - e realizou a segunda edição no ano passado -, com o objetivo de promover projetos artísticos com origem na escola e na comunidade, criando uma oportunidade de apresentação desses espetáculos e de debate dessas práticas comunitárias.
O programa abre esta segunda-feira à noite, na sala do Povo, ao Cais do Sodré, com "Poesia e polifonia", pelas vozes de Davoud Ghorbanzadeh (Irão), Moin Uddin Ahamed (Bangladesh), Margarita Sharapova (Rússia), Nilson Muniz (Brasil) e Jon Luz (Cabo Verde).
Na sexta-feira, o programa prevê quatro espetáculos: "EDGE" e "2 and 2 are four", pelo Vo'Arte, na sala principal do Teatro da Trindade, às 21h30; "Os Desejos de Estrelas podem ser falados?", pelo Teatro Comunitário da Casa da Achada, na Sala Estúdio, às 21h45; um recital de piano, por alunos da Academia dos Amadores de Música, às 18h30, no Salão Nobre; e "Regresso do Sol", pelo Curso Profissional de Artes do Espetáculo da Passos Manuel, nas instalações da escola secundária, às 11h00.
Os "Bailes do Trindade" saem ao largo Trindade Coelho (dia 26, 18h00/20h00), à praça Camões (dia 28, 16h00/18h00) e ao Jardim de São Pedro de Alcântara (dia 29, 18h00/20h00).
De 2 a 6 de junho, o Cinema Ideal vai acolher o ciclo dedicado às práticas na comunidade, sempre às 18h00.
in Rádio Renascença | 23 de maio de 2016
no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença