"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Neto de Miró doa 24 obras para leiloar e ajudar os refugiados

As obras do pintor espanhol vão ser leiloadas na quinta-feira em Londres com o objetivo de arrecadar fundos para que a Cruz Vermelha possa ajudar os refugiados.

Fundação Joan Miró, em Barcelona [EPA/Andreu Dalmau]

As 24 obras de Miró foram doadas pelo seu neto, Joan Punyet Miró, e vão ser leiloadas na casa Christie"s de Londres, esperando-se que possam render à Cruz Vermelha cerca de 50 mil euros.

Joan Punyet Miró afirmou que fez a doação porque teria sido essa a vontade do seu avô.

"Considero-me o portador da chama no que toca aos seus desejos e tento fazer o que ele faria se ainda fosse vivo", afirmou o descendente do pintor.

O neto do pintor recordou que Miró "passou por muitas dificuldades ao longo da vida".

"Passou fome e viveu em exílio durante a Guerra Civil de Espanha", completou Joan Punyet Miró, acrescentando que o pintor acompanhou a situação de milhares de refugiados espanhóis que viveram em campos ao longo da fronteira com a França durante aquele conflito (1936-1939).

Miró, defensor dos Republicanos na Guerra Civil espanhola, estava em França quando o conflito estalou, tendo decidido ficar em Paris. Viveu em França, com a mulher e o filho, até à invasão nazi em 1940, que o fez regressar à Espanha franquista.

"Ele sempre quis ajudar os mais desfavorecidos, os refugiados e os que exilados. Hoje estaria consciente de que o que está a acontecer na Síria poderia acontecer em Espanha", salientou Joan Punyet.

Miró, que morreu em 1983 com 90 anos, tinha uma dívida de gratidão para com a Cruz Vermelha, já que foi um médico desta organização que salvou a perna da sua única filha - mãe de Joan Punyet - na sequência de um acidente de automóvel em 1965.

A vice-presidente da Cruz Vermelha espanhola, Rosa María Marco, realçou que as 24 peças cedidas por Joan Punyet Miró "destinam-se a projetos solidários da organização, como o acolhimento e a prestação de cuidados da população refugiada no Leste da Europa".

 


por LUSA, in Diário de Notícias | 18 de maio de 2016

Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,880,778