"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Festa do Cinema regressa às salas portuguesas

Os bilhetes a 2,5 euros voltam entre 16 e 18 de maio a cerca de 500 salas do país. Organização espera captar 250 mil espetadores.

"As Mil e Uma Noites" é um dos títulos nacionais que poderá voltar às salas durante a Festa do Cinema  |  DR

A Festa do Cinema regressa às salas de cinema do país na próxima semana, entre 16 e 18 de maio, com bilhetes a 2,5 euroseuro. Depois da 1.ª edição, em 2015, a organização espera atrair mais 50 mil espetadores, esperando chegar aos 250 mil. Uma novidade é a parceria com a Academia Portuguesa de Cinema, o filme vencedor dos Prémios Sophia, que será conhecido na sexta-feira, será exibido em algumas salas. Amor Impossível, de António-Pedro Vasconcelos, Montanha, de João Salaviza, Yvone Kane, de Margarida Cardoso, e As Mil e Uma Noites: Volume 2, O Desolado, de Miguel Gomes são os nomeados.

Ontem, durante a conferência de imprensa de apresentação da edição deste ano, Nuno Sousa, da organização Festa do Cinema, salientou o facto de em 2015 se ter registado "um crescimento de 20% no sector que este evento uniu, focando todos os playersnum objetivo e estratégia comuns". Recorde-se que Portugal contabilizou 14,5 milhões de espetadores, mais 2,5 milhões do que em 2014. Já Paulo Santos, da Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas (APEC), destacou a maior acessibilidade ao cinema que esta festa permite: "é um momento especial de partilha de obras cinematográficas com um público que, de outra forma, poderá não ter as mesmas possibilidades de acesso à magia das salas de cinema".

Filomena Serras Pereira, presidente do ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual, considerou que "a primeira edição contribuiu para a reconciliação do público com o cinema, tendo-se invertido a tendência dos últimos anos".

Ontem também o ICA apresentou o relatório Cinema de/from Portugal em que destaca a "fortíssima presença em festivais" das produções nacionais, com "os prémios obtidos em 2015 a demonstram o reconhecimento que as obras portuguesas estão a ter junto dos agentes culturais a nível mundial". Uma produção que, segundo o ICA teve "um aumento significativo": mais 23 obras em 2015, em comparação com as 27 de 2014. O documento elenca ainda as 30 estreias nacionais previstas para este ano.

Quanto à Festa do Cinema, note-se que o preço especial não inclui lugares VIP, sessões de filmes em 3D, sessões IMAX, sessões 4DX e eventos especiais.


in Diário de Notícias | 10 de maio de 2016

no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Diário de Notícias 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,278,666