"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Para lá de Bagdad

O regresso de um dos mais bem-sucedidos autores de romance histórico da atualidade.

A 12 de maio, a Porto Editora publica Para lá de Bagdad, o novo romance histórico de Alberto S. Santos, autor de sucessos como A Escrava de Córdova ou O Segredo de Compostela. A sessão oficial de lançamento acontece no dia seguinte, às 21:30, no Museu Municipal de Penafiel.
Apaixonado pelos livros e pela investigação histórica, comissário do prestigiado evento literário Escritaria, Alberto S. Santos foi durante 12 anos Presidente da Câmara Municipal de Penafiel e tem-se dedicado, ao longo da última década, à escrita. Para lá de Bagdad é o seu quarto romance histórico.
Esta é uma obra envolvente sobre um dos momentos mais intrigantes da História da Idade Média, que dá a conhecer os alicerces de uma civilização ainda hoje tão deslumbrante quanto desconhecida.

OPINIÃO
Ler Para lá de Bagdad é ir das ruas de Bagdad às estepes do Volga, viajar do centro do mundo sedentário até à orla das terras nómadas, e fazê-lo com a dose de aventura, exotismo e suspense a que os romances de Alberto S. Santos já nos habituaram.
João Pedro Marques, historiador e romancista

O AUTOR


Alberto S. Santos é formado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa. É natural de Paço de Sousa, Penafiel, onde reside.
Para lá de Bagdad é o seu quarto romance, seguindo-se aos bestsellers A Escrava de Córdova (2008), A Profecia de Istambul (2010) e O Segredo de Compostela (2013). Participou também na coletânea de contos de autores lusófonos Roça Língua (2014).


SINOPSE
A 21 de junho de 921, Ahmad ibn Fadlan, emissário do califa, parte de Bagdad para uma arriscada missão na Bulgária do Volga, na Rússia atual. Para trás, deixa os mestres e companheiros da Casa da Sabedoria, que ergueram a época dourada do Islão.
Os perigos que encontra ao longo do caminho levam Ahmad a alterar o rumo da viagem e a dirigir-se para as terras nórdicas do sol da meia-noite. Ao longo da jornada, vive um amor proibido com Zobaida, a bela escrava do tio, que o faz repensar toda a sua existência.
Por entre climas adversos, costumes bárbaros de povos não civilizados e inesperados jogos de poder, o emissário do califa descobre um desconcertante mundo novo. Ao mesmo tempo, em Bagdad, assiste-se ao início de uma nova era: os sábios são perseguidos e os livros queimados na praça.


OPINIÕES


A Escrava de Córdova
Notável e intelectualmente irrepreensível.
Expresso


O Segredo de Compostela Alberto S. Santos desenha um cenário de grandiosidade e nostalgia. Para ler até ao fim. E reler.
Francisco José Viegas

Título: Para lá de Bagdad
Autor: Alberto S. Santos

Págs.: 400
Capa: mole

Preço: 18,80 €

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,494,071