Notícias
Juan Gabriel Vásquez vence Prémio Literário
O escritor colombiano venceu o Prémio Literário Casa da América Latina/Grupo Lena | Criação Literária 2016, que o júri decidiu por unanimidade atribuir ao livro “As Reputações”.
Faziam ainda parte da shortlist do júri os autores Paulo Scott, Sérgio Rodrigues e Jorge Franco.
O Prémio Literário Casa da América Latina/Grupo Lena, este ano na sua vertente de Criação Literária, recebeu 47 candidaturas, provenientes de nove editoras, e autores oriundos da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba e México. O Prémio tem o valor de quatro mil euros, e será formalmente entregue em data ainda a definir, em cerimónia a realizar na Casa da América Latina.
O júri definiu “As Reputações” como «um romance curto, excelentemente escrito, herdeiro de algumas narrativas de Henry James, na construção romanesca e sobretudo na defesa intransigente da ambiguidade jamesiana, questiona o poder e a responsabilidade ética dos criadores de opinião, através da figura de um cartoonista que revisita os últimos 28 anos da sua vida (que mais não é do que uma metáfora da própria Colômbia), remetendo o leitor para questões como: há o direito de, com uma imagem, destruir uma vida? Há limites?».
E acrescenta ainda «Com esta novela, Juan Gabriel Vásquez põe em causa o poder abusivo da reputação e da arrogância que lhe está inerente e apresenta, de forma exemplar, uma reflexão sobre a memória pessoal e a memória coletiva de um país onde, como afirma a personagem, “o esquecimento é a única coisa democrática”». A obra é editada em Portugal pela Alfaguara, com tradução de Vasco Gato.
Lançados em 2005, os Prémios de Criação Literária e de Tradução Literária são atribuídos em anos alternados. A organização, composta pela Casa da América Latina e pelo Grupo Lena, retomou a iniciativa que conta já com uma década, após uma interrupção no ano de 2013, assumindo como principal objetivo o incentivo à edição de obras criativas de autores latino-americanos em Portugal, bem como o estímulo da qualidade das suas traduções.
O Prémio de Criação Literária já distinguiu escritores como Tomás Eloy Martínez (2006, Argentina), Senel Paz (2008, Cuba), Héctor Abad Faciolince (2010, Colômbia) e Manoel de Barros (2012, Brasil).