A morte do cantor foi confirmada pela sua agente, avança a Associated Press.
"É com profunda tristeza que confirmo que o lendário e icónico intérprete, Prince Rogers Nelson, morreu na sua casa em Paisley Park esta manhã aos 57 anos", disse Yvette Noel-Schure, adiantando não haver detalhes sobre a causa da morte.
O músico norte-americano foi encontrado inanimado esta quarta-feira na sua casa, no Minnesota, o complexo Paisley Park, onde vivia e tinha instalado o seu estúdio, e foi declarado morto cerca das 12.00, 18.00 em Portugal Continental.
Pouco antes de ser confirmado o óbito, o site TMZ avançou que a polícia estava a investigar uma morte em Paisley Park, a propriedade do músico norte-americano, autor de êxitos como Purple Rain e Kiss.
Segundo a CBS, a polícia foi chamada à residência de Prince às 09.43 locais.
Um responsável da polícia confirmou que a polícia e os serviços médicos foram chamados a Paisley Park devido a uma ocorrência envolvendo uma morte, sem confirmar o óbito nem a identidade da pessoa.
Um músico influente
O compositor e intérprete norte-americano começou a chamar a atenção nos anos 70 com a sua música que misturava jazz, funk e disco. Nas três décadas seguintes manteve-se como um dos mais inovadores e excêntricos músicos pop norte-americanos.
Durante a sua carreira, ganhou sete Grammy e um Óscar pela canção Purple Rain, em 1984.
Influenciou outros músicos e vendeu mais de 100 milhões de discos.
Por um breve período, em 1993, o cantor decidiu mudar de nome e passar a ser conhecido como um símbolo ou "o artista antes conhecido como Prince".
Era uma reação à indústria musical, com cujas práticas se mostrou abertamente em desacordo várias vezes.
Concertos em Portugal
Prince atuou três vezes em Portugal, a última das quais em 2013. O concerto encheu o Coliseu dos Recreios, em Lisboa, no dia 15 de agosto, um sábado. Tinha sido anunciado na quarta-feira anterior.
Nesse concerto, em que Prince recusou que fosse fotografado ou gravado, elogiou a cantora Ana Moura, que tinha visto em palco no dia antes, em Ílhavo. "A vossa rainha", disse sobre a cantora portuguesa. A fadista cantou com o músico norte-americano no Super Bock Super Rock em 2010.
Em novembro, após os atentados de Paris, o cantor decidiu adiar a sua digressão europeia que deveria começar no dia 24 desse mês. Tinha lançado o último disco, HITnRUN, foi lançado em dezembro de 2015. O cantor estava em digressão pelos EUA. Foi depois de um destes concertos, em Atlanta, que o músico se sentiu mal e teve de ser assistido de urgência.
Prince Rogers Nelson, nome verdadeiro do músico, nasceu a 7 de junho de 1958, em Minneapolis. Escreveu a primeira canção com sete anos.
in Diário de Notícias | 21 de abril de 2016
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias