Notícias
2018 Ano Europeu do Património Cultural
A Comissão Europeia irá propor formalmente ao Conselho e ao Parlamento Europeus que o ano de 2018 seja o Ano Europeu do Património Cultural.
No passado dia 19 de abril, na sessão de abertura do Culture Forum, em Bruxelas, Tibor Navracsics, Comissário Europeu para a Educação, Cultura Juventude e Desportos, anunciou publicamente que, após troca de cartas com o Presidentes Jean- Claude Junker e Martin Schultz, a Comissão Europeia irá propor formalmente ao Conselho e ao Parlamento Europeus que o ano de 2018 seja o Ano Europeu do Património Cultural.
Este anúncio foi seguido pela intervenção forte da Deputada italiana, Silvia Costa, Presidente da Comissão da Cultura e da Educação do Parlamento Europeu, uma das principais responsáveis da proposta. "A Cultura e o Património Cultural devem ser a nova alma e a nova identidade para uma nova Europa” afirmou a encerrar a sua intervenção. Nesse mesmo dia, Dario Franceschini, Ministro da Cultura italiano, expressou o total apoio do seu governo para que 2018 seja o Ano Europeu Património Cultural.
Os dois representantes das instituições europeias presentes no Fórum declararam contar com a participação activa das redes de organizações da sociedade civil em que a Europa Nostra, que o Centro Nacional de Cultura representa em Portugal, está integrada na preparação e nas actividades a incluir no Ano Europeu do Património Cultural.
Numa altura em que a União Europeia está confrontada com um conjunto de desafios de naturezas várias, a decisão de declarar 2018 como o Ano Europeu da Património cultural tem um significado muito especial para os Estados Europeus, Instituições Comunitárias e para os cidadãos da Europa.
Assim, a Europa Nostra, enquanto organismo europeu, e o Centro Nacional de Cultura, enquanto seu representante em Portugal irão participar no diálogo com os responsáveis políticos e decisores na Europa para a definição de um plano estratégico e de ação, tendo em vista as celebrações e, sobretudo, a sustentabilidade do Ano Europeu do Património Cultural 2018.