"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Póvoa de Lanhoso “Cidade Amiga das Crianças”

A Póvoa de Lanhoso prepara-se para ser “Cidade Amiga das Crianças”. A informação de que a candidatura foi aceite pelo Comité Português para a UNICEF já chegou.

Segue-se agora a execução do plano de ação, o que estará concluído dentro de um ano e que comporta as fases da implementação, do reconhecimento e do acompanhamento e avaliação. “Depois de integrarmos a rede internacional de cidades educadoras e de termos sido considerados pela OMS cidade amiga dos idosos, fazia todo o sentido candidatarmo-nos a cidade amiga das crianças”, refere a Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e Vereadora da Educação, Gabriela Fonseca. “Neste caso, formalizámos a nossa candidatura à UNICEF, esta foi aceite e vamos agora trabalhar no plano de ação, que comporta diferentes fases. Trata-se de um objetivo que, com certeza, iremos alcançar, mas que também aumenta a nossa responsabilidade. Em última instância, estamos a falar do bem estar das nossas crianças, garantindo os seus direitos e o seu envolvimento na tomada de decisões”, refere a mesma responsável. 

"Pretendemos definir e implementar o plano de ação em parceria com outras entidades do concelho. Pretende-se um plano de ação agregador, integrado e potenciador de sinergias", salienta ainda.

A UNICEF é a principal organização mundial que tem como missão defender e proteger os direitos e o bem-estar das crianças e adolescentes. O Comité Português, criado em 1979, é uma organização não-governamental com o Estatuto de Associação de Utilidade Pública.

O conceito “Cidades Amigas das Crianças” surge com o objetivo de colocar “as crianças em primeiro lugar” tanto no mundo em desenvolvimento como no mundo industrializado, em contexto rural ou urbano. A iniciativa “Cidades Amigas das Crianças” visa contribuir para a aplicação dos direitos da criança no contexto mais próximo da sua vida quotidiana, ou seja, ao nível do município.

O Programa Cidades Amigas das Crianças preconiza a adoção de políticas administrativas e de gestão territorial que promovam o bem-estar de todos os cidadãos e, em particular, das crianças, bem como criem condições favoráveis ao desenvolvimento saudável e incentivem a participação dos cidadãos mais jovens na vida da comunidade.

Uma Cidade Amiga das Criança garante a equidade no acesso de todas as crianças a serviços de qualidade e a oportunidades para que possam desenvolver plenamente as suas potencialidades. A Convenção sobre os Direitos da Criança desafia as cidades, independentemente da sua dimensão ou localização geográfica, a repensarem os seus serviços, equipamentos e a qualidade de vida que proporcionam aos seus cidadãos.

O processo de construção de uma Cidade Amiga das Crianças baseia-se na aplicação dos direitos da criança nas decisões, políticas e programas do município. O objetivo é melhorar no presente a qualidade de vida das crianças, reconhecendo e realizando os seus direitos e, desta forma, contribuir para o progresso das comunidades.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,892,527