"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Salman Rushdie no Festival Literário Internacional de Óbidos

O escritor virá à 2ª edição do FOLIO que se realiza no final de setembro.

Salman Rushdie AFP PHOTO / BALINT PORNECZI

O escritor britânico Salman Rushdie, um dos autores contemporâneos mais premiados, é o mais recente nome confirmado para o Folio - Festival Literário Internacional de Óbidos, que decorrerá de 22 de setembro a 8 de outubro.

O escritor “vem apresentar a sua mais recente obra Dois anos, oito meses e vinte e oito noites (ed. Dom Quixote)”, disse à agência Lusa o responsável pela comunicação do Festival.

A obra, com a chancela da editora Leya, parte da clássica história de Xerazade, nas Mil e uma Noites (tantas quantas dá a soma de dois anos, oito meses e vinte e oito noites), para contar uma história de amor marcada pela luta entre o bem e o mal.

Rushdie regressa a Portugal, 30 anos após a publicação deVersículos Satânicos, a obra polémica de 1988, que lhe valeu o Whitbread Prize e a fatwa por blasfémia (condenação à morte) decretada pelo ayatollah Khomeini, do Irão, a 14 fevereiro de 1989.

A condenação manteve-se em vigor, durante 15 anos, até 2006, tendo Rushdie, no entanto, visitado Portugal, ainda durante os anos em que viveu protegido pelas forças policiais britânicas - realidade que abordou na obra Joseph Anton - Uma Memória - e, mais tarde, após o levantamento da condenação.

O escritor britânico de origem indiana junta-se, assim, a outros autores estrangeiros já confirmados para Óbidos: Vidiadhar Surajprasad (VS) Naipaul, vencedor, em 2001, do Prémio Nobel da Literatura, o escritor islandês Jón Kalman Stefánsson, autor da trilogia de The heart of man, o mexicano Juan Pablo Villalobos, que viveu no Brasil e escreveu Festa no covil.

A luso-angolana Djaimilia Pereira de Almeida, investigadora da Fundação para a Ciência e Tecnologia, que publicou o livro de estreia no ano passado, Esse cabelo, está também entre os autores confirmados.

Depois de, no ano passado, ter atraído a Óbidos 30 mil visitantes, a segunda edição Folio adopta este ano o tema “Utopia”, assinalando os 500 anos da publicação de Utopia, de Thomas More, o Ano Internacional do Entendimento Global, o centenário do nascimento de Vergílio Ferreira, os 500 anos da morte do pintor Hieronymus Bosch e os 400 da morte de William Shakespeare e Miguel de Cervantes.

O festival é organizado em cinco capítulos: Folia, FolioAutores, Folio Educa, Folio Ilustra e Folio Mais.


in jornal Público | 19 de abril de 2016

no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,892,514