"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Chaplin’s World – The Modern Times Museum

O mundo de Charlie Chaplin renasceu

O museu foi um investimento de mais de 40 milhões de euros | REUTERS/DENIS BALIBOUSE O arquiteto Philippe Meylan (à esq.) inaugurou o museu na companhia dos filhos de Chaplin, Michael e Eugene. | AFP PHOTO / FABRICE COFFRINI A propriedade de 14 hectares agora transformada em museu e 15 anos de planeamento | REUTERS/DENIS BALIBOUSE Retratos de Chaplin pendurados por cima daquela que era a sua cama | REUTERS/DENIS BALIBOUSE Os visitantes podem interagir com vídeos e fotografias em várias salas do museu | REUTERS/DENIS BALIBOUSE REUTERS/DENIS BALIBOUSE REUTERS/DENIS BALIBOUSE REUTERS/DENIS BALIBOUSE REUTERS/DENIS BALIBOUSE REUTERS/DENIS BALIBOUSE REUTERS/DENIS BALIBOUSE REUTERS/DENIS BALIBOUSE REUTERS/DENIS BALIBOUSE REUTERS/DENIS BALIBOUSE

 

“É um museu em movimento, não é estático. É como o personagem a quem presta tributo”, afirmou na inauguração Michael Chaplin, um dos filhos de Charlie Chaplin. Em 1977, quando Charlie Chaplin morreu numa manhã de Natal, a sua propriedade de Manoir de Ban, na Riviera suíça – para onde se mudara com a mulher, Oona, em Janeiro de 1953, fugindo à Caça às Bruxas do senador McCarthy –, ainda se mantinha fiel à opulência original. Entretanto, essa casa do século XVIII onde o cineasta passou os últimos 25 anos da sua vida entrou num declínio. Agora, ganha nova vida com a reconversão da casa em museu, o Chaplin’s World – The Modern Times Museum.


Uma obra planeada ao longo dos últimos 15 anos, o restauro da mansão onde Chaplin viveu com a família em Corsier-sur-Vevey (um projeto do arquiteto suíço Philippe Meyler) incluiu a construção de uma nave para exposições onde se recriam a vida e a obra de uma das figuras mais extraordinárias do século XX. Há objetos pessoais de Chaplin, adereços (como o icónico chapéu de coco ou a bengala) e ainda uma réplica das máquinas de Modern Times (onde os visitantes podem entrar), uma das obras-primas da filmografia de Chaplin.



in Público | 17 de abril de 2016

Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público
 
 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,883,492