Publicações
“O outro nome da terra” e “Vertentes do olhar”
Novas edições de Eugénio de Andrade regressam às livrarias
No dia 21 de abril a Assírio & Alvim lança novas edições de O outro nome da terra e de Vertentes do olhar, de Eugénio de Andrade.
Composto por poemas em prosa, Vertentes do Olhar é composto por poemas que abarcam mais de quarenta anos de produção poética do autor. «Entre o mais antigo poema deste livro ("Fábula", 1946) e o mais recente ("A Sereia do Báltico", 1988) passaram mais de quarenta anos. É uma vida à procura de uma voz. A melodia do homem nasce dessa busca incessante: descobre-se quando nos descobrimos. Não foi fácil: desaprender custa mais do que aprender. Estarei agora, ao menos, mais perto desse dizer que ajude outros a falar?».
O outro nome da terra foi publicado pela primeira vez em 1988, e acerca deste livro escreve Fernando Pinto do Amaral, com grande justiça: «Saber dar atenção às coisas simples é às vezes o mais difícil, e não apenas em poesia. As palavras que tentam dizê-las procuram uma nudez coincidente com o seu ser, exibindo a vitalidade das perguntas sem resposta, mas sendo ao mesmo tempo a expressão de um sim irradiante e sempre novo, incorporado na ilusão do ato percetivo. Assim pode ir, frutificando, pouco a pouco, o mais fértil de todos os saberes - esse cujas certezas arrastam enigmas e que é, afinal, um outro nome da ignorância.»
Sobre o Autor
Eugénio de Andrade, pseudónimo de José Fontinhas, nasceu a 19 de Janeiro de 1923 no Fundão. Em 1947 ingressou na função pública, como funcionário dos Serviços Médico-Sociais, e em 1950 fixou residência no Porto.
Manteve sempre uma postura de independência relativamente aos vários movimentos literários com que a sua obra coexistiu ao longo de mais de cinquenta anos de atividade poética. Revelou-se em 1948, com As Mãos e os Frutos, a que se seguiria, em 1950, Os Amantes sem Dinheiro (já publicados pela Assírio & Alvim).
Os seus livros foram traduzidos em muitos países e ao longo da sua vida foi distinguido com inúmeros prémios, entre eles o Prémio Camões, em 2001.
Título: O outro nome da terra
Autor: Eugénio de Andrade
Prefácio: Fernando Pinto do Amaral
N.º de Páginas: 88
PVP: 11,10 €
Primeiras páginas: aqui
Título: Vertentes do olhar
Autor: Eugénio de Andrade
Prefácio: Fernando J. B. Martinho
N.º de Páginas: 88
PVP: 11,00 €
Primeiras páginas: aqui
2016-04-14