"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Projeto ARTE PARA LA MOTIVACIÓN - ERASMUS+

2º Encontro de Formação realiza-se entre 8 e 12 de Abril em Lisboa (CNC - AYMP), Foz do Arelho (INATEL Foz) e Oeiras (Escola EB1/JI Pedro Álvares Cabral)

Este encontro é organizado pela Associação Yehudi Menuhin Portugal.

O Projeto Arte para la Motivación tem como entidade coordenadora a Fundación Yehudi Menuhin España.

Outras entidades participantes: International Yehudi Menuhin Foundation (Bélgica), MUS-E Deutschland (Alemanha), MUS-E Magyarország Közhasznú Egyesület (Hungria), Caritas der Erzdiözese Wien (Áustria) e The Jaffa Institute (Holanda).

Caracterização:
Projeto de inovação para a equidade, diversidade e inclusão a partir de um enfoque artístico-pedagógico que permita o desenvolvimento das competências dos alunos e a capacitação dos profissionais educativos em novas ferramentas de trabalho.
Criação de uma metodologia prática que seja eficaz perante a crescente complexidade e diversidade das escolas europeias, que reduza o abandono escolar e que potencie as aprendizagens. Utilizar-se-ão as artes e serão elaborados guias de boas práticas, envolvendo o intercâmbio de metodologias e de aprendizagens formais e não formais. Utilizar-se-á uma abordagem interdisciplinar.

Atividades:
Este projeto é dirigido a mais de 350 profissionais (professores, equipas de direção das escolas, coordenadores pedagógicos, psicólogos, educadores e trabalhadores sociais, artistas e técnicos da administração pública) da Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Holanda, Hungria e Portugal. Cada país organizará um encontro de formação, com a participação de membros da sua rede nacional. A formação ficará a cargo de uma equipa de formadores especializados. Esta equipa multidisciplinar e plurisectorial de 21 pessoas dos 7 países partilhará conhecimentos artísticos, de intervenção social e/ou pedagógicos diferenciados.

Os 6 encontros (Espanha, Portugal, Hungria, Bélgica-Holanda, Alemanha e Áustria) terão 2 ou 3 dias de formação teórica inicial. Depois, os profissionais participantes receberão a formação prática (2-3 dias adicionais) em distintas instituições do país que acolhe a formação, baseada na observação e participação em oficinas artísticas, sessões e laboratórios formativos nas escolas, com alunos, suas famílias e seus professores. Nestas experiências práticas, os profissionais participantes poderão observar a aplicação prática das ferramentas pedagógicas e de intervenção social adquiridas na formação metodológica teórica.

Realizar-se-ão também encontros de coordenação, de planificação, de monitorização e de avaliação do processo, que contarão com a presença dos parceiros do projeto, bem como de especialistas de metodologias artístico-pedagógicas no âmbito da União Europeia.

Produtos intelectuais: Guia metodológico europeu de intervenção sócio-educativa através das artes.

Para mais informações, contactar:

AYMP - Associação Yehudi Menuhin Portugal
Rua António Maria Cardoso, n.º 68, 1249-101 Lisboa
Telefone: (+351) 213 466 722
Fax: (+351) 213 428 250
E-mail: geral@associacaomenuhinportugal.pt

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,281,179