"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Marylinne Robinson vence Prémio Literário Americano

Marilynne Robinson, autora dos romances Lila, Housekeeping, Home e Gilead, foi distinguida com o Library of Congress Prize for American Fiction, uma das mais altas e honrosas distinções literárias atribuídas a um escritor americano.

Este galardão é concedido a autores que, através do seu trabalho, acrescentem algo de novo sobre a experiência americana. 

Ao anunciar este galardão, David S. Mao, presidente da Biblioteca do Congresso dos EUA, declarou: «com a profundidade e o alcance dos seus romances, Marilynne Robinson capta a alma americana.»
A autora declarou que ficou muito feliz e acrescentou: «Os escritores que mais me têm influenciado são os clássicos americanos, como Walt Whitman e Melville. Em grande medida, eles definiram o que a linguagem pode fazer. Por isso, sinto-me em dívida para com eles e feliz por estar ligada a eles.»
Entre os autores distinguidos anteriormente com este consagrado prémio, estão nomes ímpares da literatura americana, tais como Louise Erdrich, E.L. Doctorow, Don DeLillo, Philip Roth, e Toni Morrison.
Marilynne Robinson, que foi entrevistada, em 2015, pelo Presidente Obama, um dos seus maiores admiradores, é apoiante da candidatura presidencial de Hilary Clinton.
A cerimónia de entrega deste prémio terá lugar a 24 de setembro de 2016, durante o Library of Congress National Book Festival, no Washington Convention Center.
A Editorial Presença publicou o romance Lila, em setembro de 2015, vencedor do National Book Critics Circle Award, finalista do National Book Award e nomeado para o Booker Prize.
Marilynne Robinson nasceu em 1943, no estado de Idaho, e vive em Iowa City. Tem sido docente em várias universidades e atualmente ensina no Iowa Writer's Workshop. Além de romancista consagrada, é também ensaísta de grandes méritos e autora de artigos para revistas e jornais de grande prestígio, como o New York Times Book Review.
É detentora do Prémio Pulitzer de Ficção, do Hemingway Foundation/Pen Award, do Prémio Orange de Ficção, além de ter sido finalista de vários e importantes prémios literários. Em 2013 foi condecorada pelo Presidente Barack Obama com a National Humanities Medal.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,883,479